Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorMüller, Ângela Denise Riske
dc.date.accessioned2018-11-26T12:07:03Z
dc.date.available2018-11-26T12:07:03Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14932
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe research reflects on the continuing education management, having a networking perspective, and seeks knowing the teachers, the Municipal Department of Education and Youth managers, and the municipal education system of Santa Rosa, Rio Grande do Sul conceptions, in relation to the implemented continuing education processes, and the autonomous formation mechanisms of the subjects. It results from the need to reflect on the effectiveness of the continuing education programs and autonomous processes in order to qualify the teaching process. It presents a parallel between the conception of the teachers and the managers, through a questionnaire with open questions, the relevant legislation to the subject and bibliographic research. It is divided into five chapters: the methodology used in the research, of qualitative nature, by the case study and the content analysis, involving educational and school managers and teachers; the conceptions regarding the continuing education term, considering the managers and teachers views, the educational legislation and the bibliographic reference; the continuing education in network as a possibility to qualify those processes and meet the expectations; the limits and the challenges that the continuing education presents, both individually and collective; and the professional profile who chooses the teaching profession faced with the contemporary challenges. In conclusion, it is necessary that the professional education is engaged with the continuing education, autonomous or networking, as a requirement inherent to the profession. With the changes and technological advances other instruments can contribute to the pedagogical action and the teacher must take possession of them. It also points to the need of schools and school systems provide conditions to the continuing education, but also for teachers who need to be proactive and seek mechanisms for their own formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDesafios e limitespor
dc.subjectTrabalho em redepor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectChallenges and limitseng
dc.subjectNetworkingeng
dc.titleA formação continuada de professores: um trabalho em redepor
dc.title.alternativeTeachers continuing education: a networkingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa reflete acerca da gestão da formação continuada, tendo a perspectiva do trabalho em rede, e procura conhecer as concepções dos professores, dos gestores da Secretaria Municipal de Educação e Juventude e das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Santa Rosa, RS, em relação aos processos de formação continuada implementados, e os mecanismos de formação autônoma dos sujeitos. Resulta da necessidade de refletir sobre a efetividade de programas de formação continuada e processos autônomos para qualificar o processo de ensino. Apresenta paralelo entre a concepção dos professores e gestores, pela realização de questionário com questões abertas, a legislação pertinente e pesquisa bibliográfica. Divide-se em cinco capítulos: a metodologia empregada na pesquisa, de cunho qualitativo, pelo estudo de caso e pela análise de conteúdo, envolvendo gestores educacionais, escolares e professores; as concepções relativas ao termo formação continuada, considerando os olhares dos gestores e professores, da legislação de ensino e referencial bibliográfico; a formação continuada em rede como possibilidade de qualificar processos e atender expectativas; limites e desafios que a formação continuada apresenta, tanto individualmente como no coletivo; e perfil do profissional que escolhe a docência diante dos desafios da contemporaneidade. Conclui-se ser necessário que o profissional da educação se comprometa com a formação continuada, autônoma ou em rede, como exigência inerente à profissão. Também aponta para a necessidade de escolas e redes de ensino oferecerem condições para a formação continuada, mas também para o professor que precisa ser proativo e buscar mecanismos para sua própria formação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto