Gestão escolar participativa: análises e desafios
Visualizar/ Abrir
Data
2015-11-27Autor
Miranda, Michelle Castanho Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Entender a gestão escolar no contexto atual, conhecer a base legal e documentos que abordam a gestão participativa na escola torna-se imprescindível para as instituições de ensino e especialmente para os diretores de escolas. A participação é o melhor meio para efetivar a democracia, no caso da gestão escolar a participação da comunidade na tomada de decisões e monitoramento do que foi proposto, além do envolvimento nas rotinas da escola são fundamentais para a efetivação da gestão democrática. Para tanto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar o caminho a ser percorrido pelo gestor e comunidade escolar para realizar a gestão participativa e os desafios que podem ser encontrados. Também se buscou identificar os mecanismos de participação que devem estar presentes na escola para que ocorra uma gestão democrática e refletir a respeito do processo de gestão participativa e suas implicações no planejamento e na organização escolar. Para responder aos objetivos propostos, utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica, fundamentada em diversos autores, os quais abordam temas relacionados à educação, a gestão democrática e participativa, entre outros. A pesquisa revelou que apesar dos desafios como a falta de consciência da comunidade escolar quanto ao seu direito e dever de participar da gestão em todas as suas etapas e ainda do seu poder de influência, a gestão escolar participativa é a melhor forma de gerir a escola de maneira democrática, envolvendo todos os membros da comunidade escolar, tanto na tomada de decisões como no monitoramento e execução do que foi proposto, contribuindo para a formação de alunos autônomos, críticos e ativos na sociedade. Dentre os mecanismos de participação investigados que estão presentes na escola se destacam os colegiados escolares.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: