dc.contributor.advisor | Colussi, Eliane de Avila | |
dc.creator | Dressler, Marlize | |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T12:14:29Z | |
dc.date.available | 2018-11-28T12:14:29Z | |
dc.date.issued | 2015-12-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14959 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The concept of democratic participative management is a breakthrough in the (re)school setting in the context of contemporary society the importance of the participation of the subjects in the definition and referrals of pedagogical and administrative issues, which gave more decision making power and autonomy to institutions Basic Education. These changes express the results of democracy institutionalization process occurred in the 1980s and conceptions of participation in education proposed in different countries whose centrality of the studies were directed to the school effectiveness in promoting meaningful learning of the students. Thus, the educational management based on the constitutional principle of education as a right for all and its legitimacy, expressed through the Law of Directives and Bases of Education (LDB) Law 9.394/96, given to schools, from the democratic management the process of collective participation and decentralization of decisions. This commitment is based on the concept of education where decisions should be shared and taken collectively, so the responsibility of those involved, in accordance with its respective powers inherent in the office the manager school is essential. In this sense, a qualitative approach was developed in order to study and define the role of the pedagogical coordinator in the context of basic education and also the importance as a coordinating agent in the construction and materialization of participatory school process whose the basic axis is the principle of participation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Gestão democrático-participativa | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Pedagogical coordination | eng |
dc.subject | Democratic participatory management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | O gestor escolar como articulador no processo de construção da escola participativa | por |
dc.title.alternative | The manager school as articulator in construction process of the participatory school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A concepção de gestão democrático-participativa representa um avanço na (re)configuração da escola no contexto da sociedade contemporânea pela relevância da participação dos sujeitos na definição e nos encaminhamentos das questões pedagógicas e administrativas, as quais atribuíram maior poder de decisão e autonomia às instituições da Educação Básica. Essas mudanças expressam os resultados do processo de institucionalização da democracia ocorrido na década de 1980 e das concepções de participação na educação, propostos em diferentes países, cuja centralidade dos estudos estava direcionada à eficácia da escola em promover a aprendizagem significativa dos/as educandos/as. Dessa forma, a gestão educacional, fundamentada no princípio constitucional da educação como um direito de todos e na sua legitimidade, expressa através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei 9.394/96, conferiu aos estabelecimentos de ensino, a partir da gestão democrática, o processo de participação coletiva e a descentralização das decisões. Esse compromisso tem como base a concepção de educação em que as decisões devem ser compartilhadas e assumidas coletivamente, assim a corresponsabilidade dos envolvidos, de acordo com as respectivas atribuições inerentes aos cargos dos/as gestores/as escolares é imprescindível. Nesse sentido, essa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com a finalidade de estudar e situar o papel do/a coordenador/a pedagógico/a no contexto da Educação Básica e sua importância como agente articulador no processo de construção e materialização da escola participativa, cujo eixo basilar é o princípio da participação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |