dc.contributor.advisor | Souza, Maristela da Silva | |
dc.creator | Silva, Adriele Roth da | |
dc.date.accessioned | 2018-12-04T12:05:27Z | |
dc.date.available | 2018-12-04T12:05:27Z | |
dc.date.issued | 2018-07-03 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15015 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This study is about Initial Training in Physical Education through PIBID (Institutional
Scholarship Program for New Teachers) CEFD/UFSM: the relation between theory
and practice, seeking to analyse if the program allows a better understanding of
theory and practice from the scholarship holder in his academic period. The objective
is to analyse the experience of the Physical Education subproject in basic
education/first years of primary school and to present the relation theory and practice
developed in it. The method used was documental analysis. Eight lesson plans from
the scholarship holders were analyzed through the following categories:
evaluation/objectives and content/method. Then, the analysis of the context with our
final considerations. Finally, we understand PIBID is a program that allows a better
qualification in terms of theory and practice, through the analyses of the lesson plans,
a logic between the categories objectives/evaluation and content/method which make
us to determine that the qualification of the such students, thanks to PIBID, promoted
the expansion of teaching-learning to beyond a class with simple activities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Teoria | por |
dc.subject | Prática | por |
dc.subject | Academic qualification | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | Formação inicial em Educação Física através do PIBID CEFD/UFSM: a relação entre a teoria e a prática | por |
dc.title.alternative | Initial training in Physical Education through PIBID CEFD/UFSM: a relation between theory and practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Educação Física - Licenciatura | por |
dc.description.resumo | Esse estudo trata da Formação inicial em educação física através do Pibid
cefd/ufsm: a relação entre a teoria e a pratica, buscando ver se o programa
possibilita um melhor entendimento do bolsista entre teoria e pratica na sua
formação acadêmica. Tendo como objetivo analisar a experiência do subprojeto
educação física na educação básica/segmento anos iniciais do ensino fundamental,
apresentando a relação teoria e prática desenvolvida no mesmo. O método utilizado
foi uma análise documental em que foram analisados oito planos de aula dos
bolsistas participantes do programa através das categorias: avaliação/objetivos e
conteúdo/método. Por fim, entendemos que o PIBID é um programa que possibilita
uma formação mais qualificada no que consiste na relação entre teoria e prática,
pois constatamos uma lógica entre as categorias objetivos/avaliação e
conteúdo/método, possibilitando a ampliação do ensino-aprendizagem dos mesmos
para além de uma aula com desenvolvimento de meras atividades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |