dc.creator | Carvalho, Aderson de | |
dc.date.accessioned | 2018-12-10T10:43:43Z | |
dc.date.available | 2018-12-10T10:43:43Z | |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15051 | |
dc.description.abstract | In view of the difficulty in student involvement and the constant search for enveloping
technological educational resources, this study aimed at developing guidelines for the
development of immersive virtual environments. To do so, the methodological steps used
were data collection from the Theory of Engagement; Professional opinion and experiment
with students; compilation of data and elaboration of the guidelines; validation and
application. In this way, it was possible to identify 15 guidelines whose characteristics point
to the best practices to foster engagement within surrounding virtual environments (according
to the data collected). Therefore, the evaluation was performed through a virtual questionnaire
and sent to professionals in the area of Information Technology of the Federal University of
Santa Maria and Federal University of Rio Grande do Sul. The research universe comprised
eight responses. In this way, the questionnaire was the methodological tool that guided this
evaluation, and its elaboration aimed to measure issues related to utility, adequacy and clarity.
Finally, validation resulted in an overall average score of 6.35 / 7.00. In this context, it can be
concluded that the set of guidelines represents a relevant instrument to assist designers and
developers of Immersive Virtual Environments. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Engajamento estudantil | por |
dc.subject | Ambientes virtuais imersivos | por |
dc.subject | Diretrizes | por |
dc.subject | Studant engagement. | eng |
dc.subject | Immersive virtual environments | eng |
dc.subject | Guidelines | eng |
dc.title | Engajamento e ambientes virtuais imersivos: uma proposta de diretrizes | por |
dc.title.alternative | Engagement and immersive virtual environments: a proposal for guidelines | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Diante da dificuldade existente no envolvimento do estudante e com a constante busca por
recursos educacionais tecnológicos envolventes, este estudo objetivou a elaboração de
diretrizes para o desenvolvimento de ambientes virtuais imersivos envolventes. Para tanto, as
etapas metodológicas utilizadas foram, coleta de dados da Teoria do Engajamento; Opinião
dos profissionais e experimento com estudantes; compilação dos dados e elaboração das
diretrizes; validação e aplicação das mesmas. Desta forma, foi possível identificar 15
diretrizes cujas características apontam para as melhores práticas para fomentar o
engajamento no interior de ambientes virtuais envolventes (de acordo com os dados
coletados). Por conseguinte, foi conduzida uma avaliação, a qual foi realizada por intermédio
de um questionário virtual encaminhado a profissionais da área de Tecnologia da Informação
da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O
universo de pesquisa compreendeu oito respostas. Desta forma, o questionário foi a
ferramenta metodológica que norteou esta avaliação, sendo que sua elaboração visou
mensurar questões relativas à utilidade, adequação e clareza. Por fim, a validação resultou em
uma pontuação média geral de 6.35/7.00. Neste contexto, pode-se concluir que o conjunto de
diretrizes representa um instrumento relevante para auxiliar projetistas e desenvolvedores de
Ambientes Virtuais Imersivos Envolventes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6560346309368052 | por |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988734339185408 | por |
dc.contributor.referee2 | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5167203367542704 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0973290870837883 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |