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dc.contributor.advisorPalma, Luciana Erina
dc.creatorCastro, Gisele Souza de
dc.date.accessioned2016-04-20T13:28:42Z
dc.date.available2016-04-20T13:28:42Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1508
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2009.por
dc.description.abstractConsidering the importance of physical activity for health and quality of life for all, we see the need for an evaluation process prior to getting to know and thus to set goals and objectives for the practitioners. With everything to have this diagnosis is necessary that the assessment tool meets the needs and characteristics of the population, in this case visually impaired people (POS) for that this study aims to evaluate and describe what changes were necessary so that POS could make an Psychomotor Battery (BPM). Participated in this study six POS, the instrument used was an adaptation of BPM developed by Fonseca, to examine the accommodation was built an observation form. It was found that the changes began with the means of communication should be verbal and transfer tasks, for the demonstration was necessary first to experience the material to become familiar with the objects, the material adjustments to honor the needs of the disabled, providing security and comfort, the feedback was extremely motivational used during the execution of tasks in order to encourage them to perform the best possible way, and the use of verbal cues in order to provide information or tips about the task. Therefore, this study showed that the use of strategies based on the form of explanation or instruction and demonstration, use of motivation and verbal cues should be used for the implementation of BPM, concluding with what the BPM can be realized by POS from occurring mutandis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação psicomotorapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.titleAvaliação psicomotora: uma análise com deficientes visuaispor
dc.title.alternativePsychomotor assessment: an analysis with visually impairedeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoConsiderando a importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida de todos, percebe-se a necessidade de um processo de avaliação prévio para que se possa conhecer e com isso traçar metas e objetivos para os praticantes. Com tudo para se ter esse diagnóstico é necessário que o instrumento de avaliação atenda as necessidades e especificidades da população, neste caso pessoas com deficiência visual (PDV), para isso este estudo buscou verificar e descrever quais adaptações foram necessárias para que PDV pudessem realizar uma Bateria Psicomotora (BPM). Participou deste estudo seis PDV, o instrumento utilizado foi uma adaptação da BPM elaborada por Fonseca, para analisar as adaptações foi construída uma ficha de observação. Verificou-se que as adaptações começavam pela forma de comunicação, devendo ser verbal e com transferência de tarefas, para demonstração foi necessário primeiramente experienciar os materiais para a familiarização com os objetos, quanto os materiais as adaptações respeitaram as necessidades da deficiência, oferecendo segurança e conforto, o feedback motivacional foi extremamente utilizado durante a execução das tarefas, a fim de incentivá-los a executar da melhor maneira possível, assim como a utilização de pistas verbais com o intuito de fornecer informações ou dicas sobre a tarefa. Com isso, este estudo mostrou que a utilização de estratégias baseadas na forma de explicação ou instrução e demonstração, utilização de motivação e pistas verbais devem ser utilizadas para a aplicação da BPM, concluindo com isso que a BPM pode ser realizada por PDV, desde que ocorram as necessárias adaptações.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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