dc.contributor.advisor | Palma, Luciana Erina | |
dc.creator | Castro, Gisele Souza de | |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T13:28:42Z | |
dc.date.available | 2016-04-20T13:28:42Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1508 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Considering the importance of physical activity for health and quality of life for all, we
see the need for an evaluation process prior to getting to know and thus to set goals and objectives for
the practitioners. With everything to have this diagnosis is necessary that the assessment tool meets the
needs and characteristics of the population, in this case visually impaired people (POS) for that this
study aims to evaluate and describe what changes were necessary so that POS could make an
Psychomotor Battery (BPM). Participated in this study six POS, the instrument used was an adaptation
of BPM developed by Fonseca, to examine the accommodation was built an observation form. It was
found that the changes began with the means of communication should be verbal and transfer tasks,
for the demonstration was necessary first to experience the material to become familiar with the
objects, the material adjustments to honor the needs of the disabled, providing security and comfort,
the feedback was extremely motivational used during the execution of tasks in order to encourage them to perform the best possible way, and the use of verbal cues in order to provide information or tips about the task. Therefore, this study showed that the use of strategies based on the form of explanation or instruction and demonstration, use of motivation and verbal cues should be used for the implementation of BPM, concluding with what the BPM can be realized by POS from occurring mutandis. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Avaliação psicomotora | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Adaptação | por |
dc.title | Avaliação psicomotora: uma análise com deficientes visuais | por |
dc.title.alternative | Psychomotor assessment: an analysis with visually impaired | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | Considerando a importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida de todos,
percebe-se a necessidade de um processo de avaliação prévio para que se possa conhecer e com isso
traçar metas e objetivos para os praticantes. Com tudo para se ter esse diagnóstico é necessário que o
instrumento de avaliação atenda as necessidades e especificidades da população, neste caso pessoas
com deficiência visual (PDV), para isso este estudo buscou verificar e descrever quais adaptações
foram necessárias para que PDV pudessem realizar uma Bateria Psicomotora (BPM). Participou deste
estudo seis PDV, o instrumento utilizado foi uma adaptação da BPM elaborada por Fonseca, para
analisar as adaptações foi construída uma ficha de observação. Verificou-se que as adaptações
começavam pela forma de comunicação, devendo ser verbal e com transferência de tarefas, para
demonstração foi necessário primeiramente experienciar os materiais para a familiarização com os
objetos, quanto os materiais as adaptações respeitaram as necessidades da deficiência, oferecendo
segurança e conforto, o feedback motivacional foi extremamente utilizado durante a execução das
tarefas, a fim de incentivá-los a executar da melhor maneira possível, assim como a utilização de pistas verbais com o intuito de fornecer informações ou dicas sobre a tarefa. Com isso, este estudo mostrou que a utilização de estratégias baseadas na forma de explicação ou instrução e demonstração, utilização de motivação e pistas verbais devem ser utilizadas para a aplicação da BPM, concluindo com isso que a BPM pode ser realizada por PDV, desde que ocorram as necessárias adaptações. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |