Mostrar registro simples

dc.creatorKienetz, Taiani Bacchi
dc.date.accessioned2018-12-17T20:29:19Z
dc.date.available2018-12-17T20:29:19Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15120
dc.description.abstractHigher education institutions are founded on three fields: Teaching, Research and Extension. On the development of universities, Teaching and Research developed in such a way that, currently, they have greater recognition if compared to Extension. Raising university Extension to the levels of Teaching and Research stems from the need of clear valuation of its actions and products. The qualification process of Extension demands establishment of an evaluation process that contemplates all stakeholders of extension practices. Within this perspective, this study’s objective proposes evaluation instruments for the actions of Extension within UFSM. For such, a theoretical framework was used on the theme, semi- structured interviews with extension participants, and research in 63 institutional websites of public federal universities associated to RENEX. Gathered data was content-analyzed, allowing for the elaboration of an adequate proposal for UFSM, also considering aspects related to management processes for the actions of Extension in other public federal universities. From the data analysis indicators’ models could not be identified in consolidated fashion in the evaluation of University Extension actions in Brazil. However, criteria and forms used on the processes that involve extension actions were found, covering from conception to close-out at national level. Furthermore, the perception of different stakeholders was analyzed with regards to the means of evaluation of Extension actions. This information enabled proposing an evaluation model for the actions of University Extension as well as detailing the implementation methodology of the evaluation model to allow for indicators specific to Extension at UFSM. As conclusion, besides the need for evaluation instruments to be under constant enhancement, extension stakeholders and their actions should be prized, searching for process improvements that facilitate administrative routines linked to the lifecycle of the actions, fomenting dissemination of extension among scholars, public servants, and communities in general. The instruments proposed here should contribute to strengthening University Extension within UFSM.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAçõespor
dc.subjectUniversity extensioneng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectActionseng
dc.titleAvaliação da extensão universitária: uma proposta para as ações de extensão da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeEvaluation of the university extension: a proposal for the extension actions of the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs instituições de ensino superior são alicerçadas em três vertentes: Ensino, Pesquisa e Extensão. No desenvolvimento das universidades, o Ensino e a Pesquisa desenvolveram-se de maneira que, atualmente, recebem um reconhecimento ampliado em relação à Extensão. A elevação da Extensão universitária aos patamares do Ensino e da Pesquisa perpassa pela necessidade de valoração clara de suas ações e dos seus produtos. O processo de qualificação da Extensão demanda o estabelecimento de um processo avaliativo que contemple os envolvidos nas práticas extensionistas. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo propor instrumentos de avaliação das ações de Extensão na UFSM. Para tanto, utilizou-se de referencial teórico sobre a temática, entrevistas semiestruturadas com os participantes da extensão e pesquisas em 63 sites institucionais das universidades públicas federais brasileiras vinculadas ao RENEX. Os dados obtidos foram analisados por meio de análise de conteúdo, subsidiando a elaboração de uma proposta adequada para a UFSM e considerando também os aspectos que tangem os processos de gestão das ações de extensão nas demais universidades federais públicas. A partir da análise dos dados não foi possível identificar modelos de indicadores, já consolidados, nas avaliações das ações de Extensão Universitária no Brasil, porém constataram-se os critérios e formulários utilizados para os processos que envolvem as ações de extensão desde sua concepção até o seu encerramento no âmbito nacional. Além disso, também foi analisada a percepção das diferentes partes interessadas sobre as formas de avaliação das ações de Extensão. A partir destas informações foi possível propor um modelo de avaliação das ações de Extensão Universitária bem como detalhar a metodologia de implementação do modelo de avaliação com vistas a propiciar indicadores específicos da Extensão na UFSM. Conclui-se que, além da necessidade de instrumentos de avaliação em constante aprimoramento, deve-se primar pela valorização dos extensionistas e, das ações por eles realizadas, buscando aprimorar processos que facilitem as rotinas administrativas vinculadas ao ciclo de vida das ações, fomentando a disseminação da extensão entre acadêmicos, servidores e comunidades em geral. Acredita-se que os instrumentos aqui propostos venham a contribuir para o fortalecimento da Extensão Universitária no âmbito da UFSM.por
dc.contributor.advisor1Vieira, Kelmara Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4786960732238120por
dc.contributor.referee1Bobsin, Debora
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741757650191659por
dc.contributor.referee2Potrich, Ani Caroline Grigion
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7790743591539041por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0468763762300305por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International