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dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorDemamann, Sandra Teresinha
dc.date.accessioned2016-04-26T14:45:19Z
dc.date.available2016-04-26T14:45:19Z
dc.date.issued2004-10
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1516
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe environmental subjects originated from partner-cultural and political-economical factors, and their solutions demand positioning of the society through the creation of values, and action starting from these values. In this research we worked with the representations of the deaf ones as the Environmental Education, through a to do pedagogic with students of the School of Deaf of Santa Maria - RS. In the objectives we looked for to analyze the existent social representations related to the environment, to offer the acquisition of new knowledge regarding the environmental education and to represent the gradual construction of these new knowledge. In this interdisciplinary research, the theory of the social representations was used as reference through the texts, speeches, drawings and pictures, and other accomplished activities. The students possess representations of Environmental Education that prioritize the elements of the nature (rivers, forests, animals) and your preservation; the social subjects are also mentioned, initially in smaller emphasis, however with the course of the research they begin to win larger importance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.titleEm busca de sinais: os surdos e suas representacões sociais de educação ambientalpor
dc.title.alternativeIn search of signs: the deaf and their social representations of environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoAs questões ambientais originaram-se de fatores sócio-culturais e político-econômicos, e suas soluções exigem posicionamento da sociedade através da criação de valores, e ação a partir destes valores. Nesta pesquisa trabalhamos com as representações dos surdos quanto a Educação Ambiental, através de um fazer pedagógico com alunos da Escola de Surdos de Santa Maria - RS. Nos objetivos buscamos analisar as representações sociais pré-existentes relacionadas ao meio ambiente, oportunizar a aquisição de novos conhecimentos referentes à Educação Ambientale representar a construção gradativa destes novos conhecimentos. Nesta pesquisa interdisciplinar, a teoria das representações sociais foi utilizada como norteadora de um olhar através dos textos, falas, desenhos e fotografias, e outras atividades realizadas. Os alunos possuem representações de Educação Ambiental que priorizam os elementos da natureza (rios, florestas, animais) e sua preservação; as questões sociais também são mencionadas, inicialmente em menor ênfase, porém com o andamento da pesquisa começam a ganhar maior importância.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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