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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorSchollmeier, Ana Maria da Luz
dc.date.accessioned2019-01-02T14:28:24Z
dc.date.available2019-01-02T14:28:24Z
dc.date.issued2018-09-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15185
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work was developed with students and teachers of Youth and Adult Education (EJA) at the Dom Luiz Victor Sartori Municipal Primary School in Santa Maria, RS. Through a qualita-tive research, the general objective of this analysis was to encourage Environmental Education in the EJA modality in a municipal school. The participant research was used, in which the generator theme "Agrochemicals" was used, through workshops to develop Environmental Ed-ucation. Thus, during the research with the 6th and 7th grade students (stage 3), 8th and 9th grade (stage 4) of the EJA, twenty-four students and three educators participated in the study. The results of the research indicated that the students did not know the term Environmental Education, but when they approached subjects related to the environmental aspects they pre-sented a previous knowledge about the themes evidenced in the workshops and contributions in the research. But when addressing Environmental Education, little knowledge was perceived. Teachers understand the importance of environmental education and seek to develop subjects that contemplate the environment, but have demonstrated that it is a great challenge to articulate it with their disciplines in an interdisciplinary way. Thus, the Game MixSaberes was developed as a ludic-pedagogical activity that contributes to the interaction and conversation among the students, in which the students learn by playing. Through questions for reflection the game presents itself in an interdisciplinary way, as it presents questions with questions and answers from different areas of knowledge, contributing to raise awareness of environmental problems present in our society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleEducação ambiental com turmas da EJA: desafios interdisciplinarespor
dc.title.alternativeEnvironmental education with EJA tours: interdisciplinary challengeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEsse trabalho foi desenvolvido com estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, em Santa Maria- RS. Por meio de uma pesquisa qualitativa, o objetivo geral desta análise foi incentivar a Educação Ambiental na modalidade da EJA em uma escola municipal. Utilizou-se a pesquisa participante, em que foi utilizado o tema gerador “Agrotóxicos”, por meio de Oficinas para desenvolver a Educação Ambiental. Dessa forma, durante a pesquisa com os estudantes do 6º e 7º ano (etapa 3), 8º e 9º ano (etapa 4) da EJA, participaram da pesquisa vinte e quatro discentes e três educadores. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes demonstraram não conhecer o termo Educação Ambiental, mas quando foi abordado assuntos relacionados aos aspectos do meio ambiente apresentaram um conhecimento prévio sobre os temas evidenciados nas oficinas e em contribuições na pesquisa. Mas, ao abordar a Educação Ambiental, percebeu-se pouco conhecimento. Os docentes compreendem a importância da educação ambiental e buscam desenvolver assuntos que contemplem o meio ambiente, mas demonstraram que é um grande desafio articulá-la com as suas disciplinas de maneira interdisciplinar. Assim, foi desenvolvido o Jogo MixSaberes como uma atividade lúdica-pedagógica que contribui para a interação e conversa entre os discentes, em que os estudantes aprendem brincando. Por meio de questões para reflexão o jogo se apresenta de maneira interdisciplinar, pois apresenta questões com perguntas e respostas de áreas diferentes do conhecimento, contribuindo para sensibilização de problemas ambientais presentes em nossa sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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