Visão(ões) de cultura(s) em uma coleção didática de inglês como língua adicional
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar discursos de livros didáticos de inglês como língua adicional a fim de investigar as visões de culturas que perpassam as obras didáticas. As visões de culturas são discutidas por meio da distinção de duas perspectivas: uma visão da Modernidade, que se caracteriza por ser uma visão homogênea, singular, de grande cultura; e, em contraposição, uma visão Pós-Moderna, fazendo referência à diversidade, à pluralidade cultural, à denominação de culturas (no plural), caracterizando-se como heterogênea. Para essa discussão, são trazidos autores como Bauman (2004), Holliday (1999), Hall (1997a), Jameson (1996), Harvey (1992), Lyotard (1988). A coleção didática analisada é a Take Over, da editora Escala Educacional, constituindo o corpus primário. Essa coleção foi selecionada para participar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Devido a isso, investiguei também visões de culturas em dois documentos do Programa que constituíram o corpus secundário: o “Edital de convocação 01/2013 – CGPLI” (BRASIL, 2013) que estabelece regras de inclusão e exclusão de obras; e o “Guia de livros didáticos PNLD 2015, Ensino Médio, Língua Estrangeira Moderna” (BRASIL, 2014) que apresenta os resultados e resenhas das obras selecionadas. As análises tiveram como aportes teórico-metodológicos a Gramática Sistêmico Funcional, a Gramática de Design Visual, as perguntas abertas de significados propostas por Copes e Kalantzis (2009), e as pressuposições conforme Fairclough (2007; 2009). Por atuarem na construção do contexto e das visões de culturas da coleção didática escolhida, as análises iniciaram pelo corpus secundário. Os resultados do corpus secundário evidenciaram a preconização de uma diversidade cultural, uma visão heterogênea. Contudo, o entendimento do conceito de cultura não é claro nem crítico. Essa falta de clareza e criticidade resulta em reproduções e construções ora homogêneas ora heterogêneas. Os resultados do corpus primário evidenciaram um currículo cultural por meio das análises das temáticas; alguns modos de ser jovem, indicando uma visão plural, heterogênea, porém naturalizada. Ao mesmo tempo, evidenciaram uma visão reducionista e hegemônica devido à predominância de sujeitos anglófonos representados apenas pelas nacionalidades britânica e estadunidense e devido ao mapeamento geopolítico das fontes dos textos principais das unidades que apontaram a predominância de dois países anglófonos, Reino Unido e Estados Unidos. A análise de atividades pré e pós-textuais por meio de uma amostra representativa apontou que as atividades não promovem o desenvolvimento de uma visão crítica do texto, pois não exploram nenhum aspecto do Contexto de Situação e de Cultura.
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