dc.contributor.advisor | Brittes, Letícia Ramalho | |
dc.creator | Santos, Patrícia Ferreira dos | |
dc.date.accessioned | 2019-01-10T14:54:10Z | |
dc.date.available | 2019-01-10T14:54:10Z | |
dc.date.issued | 2015-03-13 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15299 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Currently the School Management is gaining emphasis when it comes to education. It is not today that
this topic has been studied and researched many authors are concerned with the development of
education and the interference and involvement of management in the teaching learning process.
Thus, it is essential to understand the role and the relevance that the manager has at school for the
proper development of teamwork and organization within the institution. The school manager must
always aim to democratic and participatory, where faculty, staff and community have significant
management functions, feel valued and co-responsible for the teaching-learning process. For this to
happen it is essential that the manager is flexible, ethical, has a spirit of collectivity, be innovative and
open to new ideas, acting as a true mediator, organizer of school processes. Having as its main
objective the improvement of teaching and learning, so that it becomes a critical know, transformer,
but mostly it's quality and to generate good results. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | School manager | eng |
dc.subject | Participative management | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | A importância do gestor no espaço escolar no município de Cacequi - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente a Gestão Escolar vem ganhando ênfase quando o assunto é educação. Não é de hoje
que este tema vem sendo estudado e pesquisado muitos autores preocupam-se com o
desenvolvimento do ensino, com a interferência e participação da gestão no processo de ensino
aprendizagem. Desta forma, é fundamental compreender o papel e a relevância que o gestor possui
no espaço escolar para o bom desenvolvimento do trabalho em equipe e a organização dentro da
instituição. O gestor escolar deve visar sempre à gestão democrática e participativa na qual
professores, funcionários e comunidade tenham funções significativas, sintam-se valorizados e coresponsáveis
pelo processo de ensino-aprendizagem. Para que isto ocorra, é essencial que o gestor
seja flexível, ético, tenha espírito de coletividade, seja inovador e aberto a novas ideias, atuando
como um verdadeiro mediador, articulador dos processos escolares. Tendo como seu principal
objetivo a melhoria do ensino aprendizagem, fazendo com que este se torne um saber crítico,
transformador, mas principalmente que seja de qualidade e possa gerar bons resultados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |