Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrittes, Letícia Ramalho
dc.creatorSantos, Patrícia Ferreira dos
dc.date.accessioned2019-01-10T14:54:10Z
dc.date.available2019-01-10T14:54:10Z
dc.date.issued2015-03-13
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15299
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractCurrently the School Management is gaining emphasis when it comes to education. It is not today that this topic has been studied and researched many authors are concerned with the development of education and the interference and involvement of management in the teaching learning process. Thus, it is essential to understand the role and the relevance that the manager has at school for the proper development of teamwork and organization within the institution. The school manager must always aim to democratic and participatory, where faculty, staff and community have significant management functions, feel valued and co-responsible for the teaching-learning process. For this to happen it is essential that the manager is flexible, ethical, has a spirit of collectivity, be innovative and open to new ideas, acting as a true mediator, organizer of school processes. Having as its main objective the improvement of teaching and learning, so that it becomes a critical know, transformer, but mostly it's quality and to generate good results.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectSchool managereng
dc.subjectParticipative managementeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleA importância do gestor no espaço escolar no município de Cacequi - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente a Gestão Escolar vem ganhando ênfase quando o assunto é educação. Não é de hoje que este tema vem sendo estudado e pesquisado muitos autores preocupam-se com o desenvolvimento do ensino, com a interferência e participação da gestão no processo de ensino aprendizagem. Desta forma, é fundamental compreender o papel e a relevância que o gestor possui no espaço escolar para o bom desenvolvimento do trabalho em equipe e a organização dentro da instituição. O gestor escolar deve visar sempre à gestão democrática e participativa na qual professores, funcionários e comunidade tenham funções significativas, sintam-se valorizados e coresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem. Para que isto ocorra, é essencial que o gestor seja flexível, ético, tenha espírito de coletividade, seja inovador e aberto a novas ideias, atuando como um verdadeiro mediador, articulador dos processos escolares. Tendo como seu principal objetivo a melhoria do ensino aprendizagem, fazendo com que este se torne um saber crítico, transformador, mas principalmente que seja de qualidade e possa gerar bons resultados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto