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dc.contributor.advisorSchmidt, Carlo
dc.creatorBertazzo, Joíse de Brum
dc.date.accessioned2019-01-11T09:54:18Z
dc.date.available2019-01-11T09:54:18Z
dc.date.issued2014-12-02
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15300
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a behavioral syndrome whose characteristics imply a different treatment for the subjects affected by it. For implementation of educational inclusion of school management students organize some strategies that have also recently started to receive attention in the legislation. The monitoring of students with ASD on support professional is one of these strategies. However, the work organization, as well as the understanding of the professional responsible for performing it still require to be cleared. Thus, it had as objective in this study, have been shown to identify how the school companion that works in favor of the inclusion of students with ASD in the Brazilian legislation, as well as in studies that include weaving reflections and notes about the reality that and find that you crave. To meet the objective of this research was conducted a literature review on the support of professional as well as a discussion based on legal documents that cite weaving up from descriptive analysis, notes on needs and purposes of the reality that found. As a result it was found that the legislation provides redundancy when dealing with the professional support in different documents, and not approach it with the necessary clarity as regards the names and same functions to be taken. As for literature, there was a similar situation, and there are a variety of names, functions and training assigned to support professional. This reality points to the demand for legal clarification of this professional, as well as attention to your training, so that its activities will encourage the movement of inclusion, rather than having the opposite effect.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectAcompanhante escolarpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectSchool companioneng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleA gestão da inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista: o lugar do profissional de apoiopor
dc.title.alternativeManagement of inclusion of students with educational autistic spectrum disorder: support professional placeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome comportamental cujas características implicam num tratamento diferenciado para os sujeitos por ele acometidos. Para a efetivação da inclusão educacional desses alunos a gestão escolar organiza algumas estratégias que, recentemente, também passaram a receber atenção na legislação. O acompanhamento dos alunos com TEA por profissional de apoio consiste numa dessas estratégias. Contudo, a organização desse trabalho, bem como o entendimento sobre o profissional incumbido de realizá-lo ainda requerem ser clareados. Assim, teve-se como objetivo nesse estudo, identificar como vêm sendo apresentado o acompanhante escolar que atua em prol da inclusão de alunos com TEA na legislação brasileira, bem como nos estudos que o contemplam, tecendo reflexões e apontamentos a respeito da realidade que se encontra e daquela que se almeja. Para responder ao objetivo realizou-se nesta pesquisa uma revisão de literatura sobre o profissional de apoio, bem como uma discussão baseada nos documentos legais que o citam, tecendo-se, a partir de análise descritiva, apontamentos sobre necessidades e efeitos da realidade que se encontra. Como resultados constatou-se que a legislação apresenta redundância quando trata do profissional de apoio em documentos diferentes, além de não abordá-lo com a clareza necessária no que se refere a denominações e mesmo funções que deve assumir. Quanto à literatura, observou-se situação semelhante, sendo que há uma diversidade de denominações, funções e formação atribuídas ao profissional de apoio. Essa realidade aponta para a demanda de esclarecimentos legais sobre esse profissional, bem como uma atenção a sua formação, de forma que sua atuação venha a favorecer o movimento da inclusão, em vez de ter efeito contrário.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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