dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Deprá, Nára Freitas | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:14:43Z | |
dc.date.available | 2016-04-27T14:14:43Z | |
dc.date.issued | 2008-07-18 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1530 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | It is understand ambient education as a subject that must be worked since
infancy, since the child is a citizen in development and must be respected as such.
Therefore, all and any pedagogical work must base on the preservation and recovery
of the environment. This work if considered to study the use of made pedagogical
games with scrap iron, as resources in the infantile education, with playful, creative
activities, that they develop potentialities and abilities, sensitizing the involved
community on the importance of the environment, its maintenance and preservation.
The main objective was to verify as the ambient education is being worked in the
infantile education, contributing and improving the pedagogical activities, promoting
new alternatives of work. One evidenced that ambient education in the school is
today the very efficient instrument to obtain itself to create and to apply sustainable
forms of interaction society-nature. E, also, that it is possible to provide to the
children experiences of new exploitation of dismissible materials, "scrap iron", as
pedagogical resource, developing potentialities and abilities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Jogos pedagógicos | por |
dc.subject | Sucata | por |
dc.title | O uso de jogos feitos com sucata, como recurso pedagógico na educação infantil no lar Vila das Flores | por |
dc.title.alternative | The use of games made with scrap iron, as pedagogical resource in the infantile education in the home Village of the Flowers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, | por |
dc.description.resumo | Entende-se a educação ambiental como um assunto que deve ser trabalhado
desde a infância, visto que a criança é um cidadão em desenvolvimento e deve ser
respeitada como tal. Portanto, todo trabalho pedagógico deve inserir a educação
ambiental na sua pratica , preservando o meio ambiente. Este trabalho se propôs a
estudar o uso de jogos feitos com sucata, como recurso pedagógico na educação
infantil, com atividades lúdicas, criativas, que desenvolvam potencialidades e
habilidades, sensibilizando a comunidade envolvida sobre a importância do meio
ambiente, sua manutenção e preservação. O objetivo principal foi o de verificar como
a educação ambiental está sendo trabalhada na educação Infantil, contribuindo e
aprimorando as atividades pedagógicas, promovendo novas alternativas de trabalho.
Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz
para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedadenatureza.
E, também, que é possível proporcionar às crianças experiências de
reaproveitamento de materiais descartáveis, ”sucata”, como recurso pedagógico,
desenvolvendo potencialidades e habilidades. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |