Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorMoura, Andressa Preto de
dc.date.accessioned2019-01-14T10:53:38Z
dc.date.available2019-01-14T10:53:38Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15325
dc.descriptionTCC de Graduação.por
dc.description.abstractThe study entitled The Importance of the Family in the Process of Developing the Subject with Intellectual Disabilities presents the following guiding aspects: For the diagnosis of Intellectual Disability, what types of instruments and evaluations are used? How did the diagnosis affect the lives of family members? What is the role of the family in the development of the subject? In this context, this study aims to analyze the role of the family in the process of development of the subject with Intellectual Disability. In the methodology the qualitative approach was used, of descriptive character, where a case study will be developed. The participants of the research will be 4 families with subjects diagnosed with intellectual disability aged 8 to 12 years residing in Santa Maria, RS, as a tool for data collection will be used a semi-structured interview. For the analysis of the data, three categories were created, and the results show how important the family's role is to the development of the subject with intellectual disability, it is important to understand their limits, to follow up and interpret their needs, and to expand their possibilities in the process of teaching learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectDiagnosiseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.titleA importância da família no processo de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectualpor
dc.title.alternativeThe importance of the family in the process of developing the subject with intellectual disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoO estudo intitulado A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual Pós Diagnóstico, apresenta os seguintes aspectos norteadores: Para o diagnóstico da Deficiência Intelectual, são utilizados que tipos de instrumentos e avaliações? Como o diagnóstico influenciou na vida dos familiares? Qual o papel da família no desenvolvimento do sujeito? Neste contexto, este estudo teve por objetivo analisar o papel da família no processo de desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual. Na metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa, de caráter descritivo, onde foi desenvolvido uma pesquisa de campo. Os participantes da pesquisa foram 4 famílias com sujeitos diagnosticados com deficiência intelectual com idades entre 8 a 12 anos , residentes em Santa Maria, RS. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foram criadas três categorias e os resultados mostram o quão importante é o papel da família para o desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual, é importante compreender seus limites, acompanhar e interpretar suas necessidades, além de ampliar suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto