dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Moura, Andressa Preto de | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T10:53:38Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T10:53:38Z | |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15325 | |
dc.description | TCC de Graduação. | por |
dc.description.abstract | The study entitled The Importance of the Family in the Process of Developing
the Subject with Intellectual Disabilities presents the following guiding aspects: For
the diagnosis of Intellectual Disability, what types of instruments and evaluations are
used? How did the diagnosis affect the lives of family members? What is the role of
the family in the development of the subject? In this context, this study aims to
analyze the role of the family in the process of development of the subject with
Intellectual Disability. In the methodology the qualitative approach was used, of
descriptive character, where a case study will be developed. The participants of the
research will be 4 families with subjects diagnosed with intellectual disability aged 8
to 12 years residing in Santa Maria, RS, as a tool for data collection will be used a
semi-structured interview. For the analysis of the data, three categories were created,
and the results show how important the family's role is to the development of the
subject with intellectual disability, it is important to understand their limits, to follow up
and interpret their needs, and to expand their possibilities in the process of teaching learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Intellectual disability | eng |
dc.subject | Diagnosis | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.title | A importância da família no processo de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual | por |
dc.title.alternative | The importance of the family in the process of developing the subject with intellectual disabilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | O estudo intitulado A Importância da Família no Processo de
Desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual Pós Diagnóstico, apresenta
os seguintes aspectos norteadores: Para o diagnóstico da Deficiência Intelectual,
são utilizados que tipos de instrumentos e avaliações? Como o diagnóstico
influenciou na vida dos familiares? Qual o papel da família no desenvolvimento do
sujeito? Neste contexto, este estudo teve por objetivo analisar o papel da família no
processo de desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual. Na metodologia
utilizou-se a abordagem qualitativa, de caráter descritivo, onde foi desenvolvido uma
pesquisa de campo. Os participantes da pesquisa foram 4 famílias com sujeitos
diagnosticados com deficiência intelectual com idades entre 8 a 12 anos , residentes
em Santa Maria, RS. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado um
roteiro de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foram criadas três
categorias e os resultados mostram o quão importante é o papel da família para o
desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual, é importante compreender
seus limites, acompanhar e interpretar suas necessidades, além de ampliar suas
possibilidades no processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |