Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Glaucimara Pires
dc.creatorMorais, Andreza Stock
dc.date.accessioned2019-01-14T10:59:46Z
dc.date.available2019-01-14T10:59:46Z
dc.date.issued2018-11-26
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15329
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThis work arises after insertion in a kindergarten unit, in a multi-age group where a five-year-old child is in the process of being included, without a defined clinical diagnosis. Its characteristic is the delay in the development of neuromotor, presenting mainly inefficiency in being able to be understood by the people around him, expressing verbally few words being these of little understanding, approximated of babbling. Realizing their need to communicate with their peers and people around them, the question arises that gave rise to this research as: the acquisition of alternative communication by a child who does not express verbal language and attends early childhood education, the understanding and recognition of everyday school actions? The research had as objective to analyze how the process of acquisition of alternative communication by a child who does not express verbal language and attends to infantile education, enables her to understand and recognize actions of school everyday. The methodology has as proposal a case study having with instruments the field diary and filming of the service. The research is divided in five chapters, being: Methodology, where I bring the adopted procedures, type of research, brief description of the participant; Theoretical reference, which was divided into three subheadings to facilitate the understanding of the researched subject, the subheadings bring the theoretical foundation referring to the researched topic, these were divided into: Historical Context of the Person with Disabilities and Special Education in Brazil, Special Education Attendance, Assistive Technology and Alternative Communication; Data Analysis and Discussion and final considerations. It was not possible to apply the alternative communication in full, however, the work of recognition and identification of teachers was carried out. This recognition is paramount for the proposal with the Alternative Communication to be effective with the images that will be used for the actions requested.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectComunicação alternativapor
dc.subjectPareamento de igualdadepor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectAlternative communicationeng
dc.subjectEquality matchingeng
dc.titlePareamento de igualdade como introdução à comunicação alternativa na educação infantil: um estudo de caso no contexto da educação especialpor
dc.title.alternativeEquality matching as an introduction to alternative communication in early childhood education: a case study in the context of special educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho surge após inserção numa unidade de educação infantil, numa turma multi-idade onde está em processo de inclusão uma criança de cinco anos, sem diagnóstico clínico definido. Tem como característica o atraso no desenvolvimento neuromotor, apresentando principalmente ineficiência em conseguir ser compreendida pelas pessoas à sua volta, expressando verbalmente poucas palavras sendo estas de pouca compreensão, aproximadas de balbucios. Percebendo a sua necessidade de se comunicar com os seus pares e pessoas ao seu redor, surge o questionamento que deu origem a esta pesquisa como: a aquisição da comunicação alternativa por uma criança que não expressa linguagem verbal e frequenta a educação infantil, possibilita a ela a compreensão e reconhecimento de ações do cotidiano escolar? A pesquisa teve como objetivo analisar como o processo de aquisição da comunicação alternativa por uma criança que não expressa linguagem verbal e frequenta a educação infantil, possibilita a ela a compreensão e reconhecimento de ações do cotidiano escolar. A metodologia tem como proposta um estudo de caso tendo com instrumentos o diário de campo e filmagens do atendimento. A pesquisa está dividida em cinco capítulos, sendo eles: Metodologia, onde trago os procedimentos adotados, tipo de pesquisa, breve descrição da participante; Referencial teórico o qual foi dividido em três subtítulos para facilitar a compreensão da temática pesquisada, os subtítulos trazem a fundamentação teórica referente ao tema pesquisado, estes foram divididos em: Contexto Histórico da Pessoa com Deficiência e a Educação Especial no Brasil, A educação Infantil e o Atendimento da Educação Especial, Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa; Análise e Discussão dos Dados e considerações finais. Não foi possível realizar a aplicação da comunicação alternativa na íntegra, porém, foi realizado o trabalho de reconhecimento e identificação de professores. Esse reconhecimento é primordial para que a proposta com a Comunicação Alternativa se efetive com as imagens que serão utilizadas para as ações solicitadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto