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dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorDestri, Mara Cindia
dc.date.accessioned2016-04-27T14:36:42Z
dc.date.available2016-04-27T14:36:42Z
dc.date.issued2009-12-05
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1532
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research analyzes the conception students' reading of second year who attend school in a Public School in the town in Sarandi / RS and devise strategies for working with reading those students. The survey was held with thirty-four students in 2009 and through a questionnaire, we realize that all students perform some kind of reading, like books, newspapers, magazines, e-mail, demonstrating that they have contact with the reading as well as their teachers. On the other hand we notice that, in general, students are characterized by having little skill in reading which leads us to believe the difficulty in assigning meaning to their reading. They do not understand what they read is justified in many situations the aversion to reading. Therefore, it is essential that teachers develop activities that encourage the habit and to acquire the taste for reading to the students to reach the proficient level in reading and are able to interact with the text and not just decoding words. Therefore, it is not only the teacher of Portuguese to solve the problem, but any teacher is responsible for guaranteeing the full participation of students in literate society, leading to reading as a refreshing and innovative proposal. To develop since early taste for reading, there must be participation and the continued presence of the teacher, who must serve as mediator and be, above all, a reader.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.titleProcesso de formação de leitores: interações em sala de aulapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar a concepção de leitura dos alunos de 2º ano que frequentam o ensino médio de uma Escola Pública do Município de Sarandi/RS e elaborar estratégias de como trabalhar a leitura com os referidos alunos. A pesquisa foi realizada com trinta e quatro alunos no ano de 2009 e, através de um questionário, percebemos que todos os alunos realizam algum tipo de leitura, como livros, jornais, revistas, e-mail, demonstrando que eles têm contato com a leitura assim como seus professores. Por outro lado constatamos que, no geral, os alunos caracterizam-se por ter pouca habilidade em leitura o que nos leva a acreditar na dificuldade em atribuir significado à sua leitura. Eles não entendem o que leem o que justifica em muitas situações a aversão pela leitura. Sendo assim, é fundamental que o professor elabore atividades que estimulem o hábito e a aquisição do gosto pela leitura para que os alunos possam atingir o nível proficiente em leitura e sejam capazes de interagir com o texto e não apenas decodificar palavras. Assim sendo, cabe não só ao professor de português resolver o problema, mas a todo e qualquer professor a função de garantir a participação plena de seus alunos na sociedade letrada, conduzindo a leitura como uma proposta renovadora e inovadora. Para desenvolver desde cedo o gosto pela leitura é preciso haver a participação e a presença contínua do professor, que deverá atuar como mediador e ser, antes de tudo, um leitor.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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