dc.contributor.advisor | Pereira, Josefa Lídia Costa | |
dc.creator | Oliveira, Luciana Guacira Gama De | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T11:02:46Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T11:02:46Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15331 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | Audiodescription (AD) has been gaining space and overcoming the barriers
imposed by it, in order to fulfill its obligation in the media and in society in
general. Therefore, this study addresses the importance of audiodescription for
the inclusion of the visually impaired person. In addition, it provides a brief
contextualization about visual impairment and its causes, its historical context,
as well as what is audiodescription, the functions of each audiologist, their
modalities and importance in social development, as well as the laws that
support audiodescription. The purpose of this study is to analyze the
perceptions of the audiologist and the blind user regarding the use of
audiodescription in the educational context. The present study is a field
research, and the research method is qualitative. Three professionals from
different areas of knowledge who work with audiodescription in the municipality
of Santa Maria / RS, as well as two blind public servants from the municipality of
Santa Maria participated in this study. As a research tool, the semi-structured
interview script was used to better transcribe the collected data and perform the
analysis of the same. Thus, based on the analysis of the data, it was found that
if the AD has a well elaborated script and with the review of a consultant, the
blind person can understand what is being audiodescrito. In this way, it is
possible to understand the innumerable benefits that audiodescription brings to
the life of the blind person and to those who make use of it as well as making
the visual comprehensible through the narrative, this resour ce includes,
contributes to the socialization making the person blind participatory, up-to-date
and reflective about everything that surrounds it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Audiodescrição | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Visual impairment | eng |
dc.subject | Audiodescription | eng |
dc.title | Audiodescrição: desafios dos audiodescritores e dos usuários com deficiência visual | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | A audiodescrição (AD) vem ganhando espaços e vencendo as barreiras que a ela
são impostas, para fazer cumprir sua obrigatoriedade nos meios de comunicação e
na sociedade em geral. Portanto, este estudo aborda a importância da
audiodescrição para a inclusão da pessoa com deficiência visual. Além disso, traz
uma breve contextualização acerca da deficiência visual e suas causas, seu
contexto histórico, como também o que é audiodescrição, quais as funções de cada
audiodescritor, suas modalidades e importância no desenvolvimento social, bem
como as leis que amparam a audiodescrição. O objetivo deste estudo é analisar as
percepções do audiodescritor e do usuário cego a respeito do recurso da
audiodescrição no contexto educacional. O presente estudo trata-se de uma
pesquisa de campo e o método de pesquisa abordado é a qualitativa. Participaram
deste estudo, três profissionais de áreas diferentes de conhecimento que trabalham
com audiodescrição no município de Santa Maria/RS, como também, dois servidores
públicos cegos do município de Santa Maria. Como instrumento de pesquisa,
utilizou-se o roteiro de entrevista semiestruturada para melhor transcrição dos dados
coletados e realização da análise dos mesmos. Sendo assim, com base na análise
dos dados, constatou-se que, se a AD tem um roteiro bem elaborado e com a
revisão de um consultor, a pessoa cega consegue compreender o que a ela está
sendo audiodescrito. Desta maneira, é possível compreender os inúmeros benefícios
que a audiodescrição traz para a vida da pessoa cega e para os que dela também
fazem uso, pois além de tornar o visual compreensível pela narrativa, este recurso
inclui e contribui para a socialização tornando a pessoa cega participativa, atualizada
e reflexiva sobre tudo que a cerca. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |