Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Josefa Lídia Costa
dc.creatorOliveira, Luciana Guacira Gama De
dc.date.accessioned2019-01-14T11:02:46Z
dc.date.available2019-01-14T11:02:46Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15331
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractAudiodescription (AD) has been gaining space and overcoming the barriers imposed by it, in order to fulfill its obligation in the media and in society in general. Therefore, this study addresses the importance of audiodescription for the inclusion of the visually impaired person. In addition, it provides a brief contextualization about visual impairment and its causes, its historical context, as well as what is audiodescription, the functions of each audiologist, their modalities and importance in social development, as well as the laws that support audiodescription. The purpose of this study is to analyze the perceptions of the audiologist and the blind user regarding the use of audiodescription in the educational context. The present study is a field research, and the research method is qualitative. Three professionals from different areas of knowledge who work with audiodescription in the municipality of Santa Maria / RS, as well as two blind public servants from the municipality of Santa Maria participated in this study. As a research tool, the semi-structured interview script was used to better transcribe the collected data and perform the analysis of the same. Thus, based on the analysis of the data, it was found that if the AD has a well elaborated script and with the review of a consultant, the blind person can understand what is being audiodescrito. In this way, it is possible to understand the innumerable benefits that audiodescription brings to the life of the blind person and to those who make use of it as well as making the visual comprehensible through the narrative, this resour ce includes, contributes to the socialization making the person blind participatory, up-to-date and reflective about everything that surrounds it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectAudiodescriçãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectAudiodescriptioneng
dc.titleAudiodescrição: desafios dos audiodescritores e dos usuários com deficiência visualpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoA audiodescrição (AD) vem ganhando espaços e vencendo as barreiras que a ela são impostas, para fazer cumprir sua obrigatoriedade nos meios de comunicação e na sociedade em geral. Portanto, este estudo aborda a importância da audiodescrição para a inclusão da pessoa com deficiência visual. Além disso, traz uma breve contextualização acerca da deficiência visual e suas causas, seu contexto histórico, como também o que é audiodescrição, quais as funções de cada audiodescritor, suas modalidades e importância no desenvolvimento social, bem como as leis que amparam a audiodescrição. O objetivo deste estudo é analisar as percepções do audiodescritor e do usuário cego a respeito do recurso da audiodescrição no contexto educacional. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo e o método de pesquisa abordado é a qualitativa. Participaram deste estudo, três profissionais de áreas diferentes de conhecimento que trabalham com audiodescrição no município de Santa Maria/RS, como também, dois servidores públicos cegos do município de Santa Maria. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o roteiro de entrevista semiestruturada para melhor transcrição dos dados coletados e realização da análise dos mesmos. Sendo assim, com base na análise dos dados, constatou-se que, se a AD tem um roteiro bem elaborado e com a revisão de um consultor, a pessoa cega consegue compreender o que a ela está sendo audiodescrito. Desta maneira, é possível compreender os inúmeros benefícios que a audiodescrição traz para a vida da pessoa cega e para os que dela também fazem uso, pois além de tornar o visual compreensível pela narrativa, este recurso inclui e contribui para a socialização tornando a pessoa cega participativa, atualizada e reflexiva sobre tudo que a cerca.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto