Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorSilva, Janaina de Azambuja da
dc.date.accessioned2019-01-14T11:04:22Z
dc.date.available2019-01-14T11:04:22Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15332
dc.descriptionTCC de Graduação.por
dc.description.abstractThis research approach the theme "Labor market: Challenges and achievements in the insertion of person with intellectual disability in a country side town of the Rio Grande do Sul State". This research had as general objective to understand the insertion, the challenges and the achievements found by the subjects with intellectual disability in the labor market, in order to understand how it occurs in an Agricultural Cooperative. The theoretical foundation addressed the following themes: Intellectual disability, disabled people inclusion in the labor market and special education. To achieve the objectives a semi-structured interview was used. The subjects were the unit local manager, the department supervisor of the Agricultural Cooperative and two individuals with intellectual disabilities. It was verified that the company plays a very important role in the inclusion process of these disabled people and their insertion in the labor market are also supported by their co-workers. The study also shows that the subjects’ low job searches are mostly related to the family and the fear of losing the Long-term Continued Benefit (LCB). The research concluded that the disabled people positions in the job market are not entirely filled, however, company and employees achieve good levels of satisfaction when the job contracts are sealed between both partseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInserçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectLabor marketeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInsertioneng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleMercado de trabalho: desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeLabor market: challenges and accomplishments in the insertion of person with intellectual disabilitity in a rural town in the state of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa abordou o tema “Mercado de trabalho: Desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado”. E teve como objetivo geral compreender a inserção, os desafios e as conquistas encontrados pelos sujeitos com deficiência intelectual no mercado de trabalho, a fim de entender como ocorre a inserção em uma Cooperativa Agrícola. A fundamentação teórica abordou as seguintes temáticas: Deficiência intelectual, inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e Educação especial. Para atingir os objetivos foi utilizada uma entrevista semi-estruturadas. Os sujeitos foram o gerente local da unidade, o supervisor do departamento da Cooperativa Agrícola e dois sujeitos com deficiência intelectual. Verificou-se que a empresa tem um papel muito importante no processo de inclusão destes sujeitos e na inserção deles no mercado de trabalho e que os colegas de trabalho têm um importante papel na inserção dos sujeitos. O estudo mostra também que as baixas procuras dos sujeitos pelas vagas de empregos estão na maioria das vezes relacionadas à família e o medo de perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A pesquisa trouxe como resultado com as informações obtidas que na cidade as vagas não são muito procuradas pelos sujeitos, mas quando os sujeitos são contratados pela empresa as expectativas dos sujeitos e da empresa são supridas com satisfação de ambas as partes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto