dc.contributor.advisor | Pasquali, Ísis Samara Ruschel | |
dc.creator | Machado, Joel Cambraia | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T11:05:31Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T11:05:31Z | |
dc.date.issued | 2016-01-29 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15333 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This Monograph Specialization in Environmental Education presents the research process developed from theories based on authors of Performing Arts and Environmental Education. And these references are reported the potential that objects offer when recombined or transformed, both in the intertwining of body / object where the actual format remains intact, but before creative actions are transmuted into multiple meanings, as the object is discarded from their original function and thus reused for other purposes. Both cases had applicability: one in experimental workshop where through memories fueled by playful, occurred the rescue personnel of the researcher, outlining empirical experiments with fragmented merger in building reuse objects. And the other in a Field School with students from elementary school that besides the study experiments also ecological issues staged where was emphasized the interrelationship students / props. Given these assumptions the main goal was to raise awareness and promote changes in integration with objects. This fact is justified by the need to strengthen the theatrical practices coupled with collective reflections aimed at reducing the environmental impact. The methodology used is based reporting experience in building research, experimentation and presentation with students of that rural school, where is highlighted the importance of sustainability in the face of disposal and consumer culture. Anyway, the "reinterpretation and reuse objects" are practiced as pedagogical propositions to occur more artistic and environmental involvement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Objetos | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Objects | eng |
dc.subject | Theater | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Objetos: do reuso ambiental a ressignificação teatral | por |
dc.title.alternative | Objects: the environmental reuse the theatrical ressignification | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Esta Monografia de Especialização em Educação Ambiental apresenta o processo da pesquisa desenvolvido a partir de teorias embasadas em autores das Artes Cênicas e da Educação Ambiental. E com essas referências são relatadas as potencialidades que os objetos oferecem quando recombinados ou transformados, tanto no entrelaçamento entre corpo/objeto, onde o formato real se mantém intacto, mas que diante de ações criativas transmutam-se em múltiplos significados, quanto o objeto é descartado da sua função original e assim reutilizado para outros fins. Ambos os casos tiveram aplicabilidade: um em oficina de experimentação onde por meio de memórias alimentadas pelo lúdico, ocorreu o resgate pessoal do pesquisador, esboçando experiências empíricas com a fusão fragmentada na construção de objetos em reuso. E o outro numa Escola do Campo com estudantes do Ensino Fundamental que além dos experimentos de estudo, também encenou temáticas ecológicas onde foi enfatizada a inter-relação alunos/objetos cênicos. Diante desses pressupostos o objetivo maior foi sensibilizar e promover mudanças na integração com os objetos. Fato este que se justifica com a necessidade de fortalecer as práticas teatrais acopladas a reflexões coletivas direcionadas a redução do impacto ambiental. A metodologia utilizada é de relato de experiência fundamentada numa investigação de construção, experimentação e apresentação com alunos da referida escola rural, onde é destacada a importância da sustentabilidade diante da cultura do descarte e consumo. Enfim, que a "ressignificação e reuso de objetos" sejam praticados como proposições pedagógicas para que ocorra um maior envolvimento artístico-ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |