dc.contributor.advisor | Peres, Paulo Edelvar Corrêa | |
dc.creator | Machado, Gabriella Eldereti | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T11:24:01Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T11:24:01Z | |
dc.date.issued | 2016-06 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15337 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Environmental education demonstrates its importance to be part of the process forming the subject, covering various topics and issues, assuming as part of the social process of behavior change generator through the complexity of the relationship of individuals with the environment. May occupy different spaces in cases where the individual and the collectivity build social values, knowledge, skills, attitudes and skills for the conservation of the environment, the common use, and the quality of life and sustainability. In this way, the thought of the school as a space of exchange of knowledge and social life, associating different times of learning, and EA's contribution to the creation of environmental knowledge, generating concrete content and new topics to be addressed. Part in this sense the teaching work with the function of flow the multiplicity of theoretical and practical knowledge, trying to articulate subjectivities and knowledge through education. Adopting a qualitative methodology for analysis of data obtained through unstructured interviews with teachers. Thus, we report the results obtained in the investigation process of the perspectives of teachers from two schools in the city of Alegrete/RS, about the challenges present in the inclusion of environmental education in their educational practice, as well as a theoretical overview of the EA and the profession teacher. Through the intervention in schools, highlighting the relevance of EA's presence in teacher education as a continuing need for (re) signification of knowledge, as their application in the classroom and school routine. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Práticas docente | por |
dc.subject | Tema transversal | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject | Cross theme | eng |
dc.title | Educação ambiental e a prática docente: os desafios da inserção do tema em escolas de Alegrete - RS | por |
dc.title.alternative | Environmental education and teaching practice: the integration challenges theme in Alegrete schools – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental demonstra sua importância ao ser parte do processo formador dos sujeitos, abrangendo diversos temas e problemáticas, assumindo-se como parte do processo social gerador de mudanças de comportamento por meio da complexidade das relações dos indivíduos com o meio. Podendo ocupar espaços diversos nos processos em que o indivíduo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente, ao uso comum do povo, e a qualidade de vida e sustentabilidade. Desta forma, ao pensar na escola como um espaço de trocas de saberes e convívio social, associando a diversos tempos de aprendizagem, e a contribuição da EA para a criação do saber ambiental, gerando conteúdos concretos e novas temáticas a serem abordadas. Fazendo parte neste sentido do trabalho docente com a função de fluir a multiplicidade de conhecimentos teóricos e práticos, procurando articular subjetividades e saberes através da educação. Adotando uma metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos por meio de entrevistas não estruturadas realizadas com as professoras. Assim, relatam-se os resultados obtidos no processo investigativo das perspectivas de professoras de duas Escolas da cidade de Alegrete/RS, sobre os desafios presentes na inserção da Educação Ambiental em sua prática educativa, além de um panorama teórico sobre a EA e a profissão docente. Através da intervenção no âmbito escolar, destacando a relevância da presença da EA na formação de professores como sendo uma necessidade permanente para a (re)significação dos conhecimentos, visto a sua aplicação nas aulas e cotidiano da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |