Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHorner, Rosmari
dc.creatorPavão, Tábata Pereira
dc.date.accessioned2019-01-14T13:53:34Z
dc.date.available2019-01-14T13:53:34Z
dc.date.issued2015-03-09
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15345
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2015.por
dc.description.abstractCancer is responsible for about 13% of all causes of death worldwide. Among the most prevalent cancers in woman are the breast cancer and cervix. It is known that the prognosis for these cancers is related to the stage of disease at diagnosis, since the high mortality rate is linked to late diagnosis and advanced stages. Thus, humanized care to these patients is extremely important because it involves multiple biopsychosocial aspects. One of the strategies of humanized care is the host. The objective of this study was to describe the implementation of welcoming to users in preventive care or suspected diagnosis of cervical cancer and Mama, based on multidisciplinary perspectives and provoke reflections with professionals working in a Basic Health Unit in Southern Brazil about the significance and continuity that action. This is a descriptive and exploratory research, with qualitative approach of a case study. The work was to host talks, held for three residents of different professions, which in addition to addressing cancer prevention heard the fears, anxieties, concerns, among other demands, the users before the gynecologist. In all, 98 women received. This experience served to enhance the experiences of residents and to emphasize that communication is a channel of human contacts where we built the subjectivity and produce changes in institutions in order to extend the care and attention to patients.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectCâncer de mamapor
dc.subjectCâncer de colo de úteropor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectBreast cancereng
dc.subjectCervical cancereng
dc.titleO acolhimento como instrumento de prevenção do câncer de mama e do colo do útero: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe care as an instrument for breast and cervical cancer prevention: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo. Entre os cânceres mais prevalentes na mulher, encontram-se as neoplasias de mama e colo do útero. Sabe-se que o prognóstico desses tipos de câncer relaciona-se com o estágio da doença no momento do diagnóstico, uma vez que o alto índice de mortalidade está ligado ao diagnóstico tardio e em fases avançadas. Assim, assistência humanizada a esses pacientes é extremamente importante, pois envolve múltiplos aspectos biopsicossociais. Uma das estratégias da assistência humanizada é o acolhimento. O objetivo deste trabalho foi descrever a implantação do acolhimento às usuárias em consultas preventivas ou com suspeita do diagnóstico de câncer de Colo do Útero e Mama, pautado no olhar multiprofissional e provocar reflexões com os profissionais atuantes em uma Unidade Básica de Saúde do Sul do País acerca da significância e continuidade dessa ação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. O trabalho consistiu em conversas de acolhimento, realizado por três residentes de diferentes profissões, que além de abordarem a prevenção do câncer ouviram os medos, as angustias, as preocupações, dentre outras demandas, das usuárias antes da consulta ginecológica. Ao todo foram acolhidas 98 mulheres. Esta vivência serviu para engrandecer as experiências das residentes e para enfatizar que a comunicação é um canal de encontro entre pessoas onde construímos a subjetividade e produzimos mudanças nas instituições a fim de ampliar o cuidado e a atenção aos pacientes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto