Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoelho, Roseane Martins
dc.creatorCzyzewski, Andreia Aparecida
dc.date.accessioned2019-01-14T14:21:50Z
dc.date.available2019-01-14T14:21:50Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15347
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.descriptionTítulo alterado para: Abordagem de projetos em arte: uma experiência estética na pré-escola
dc.description.abstractProposing aesthetic experiences in Art with little children is provocative for the teacher in Elementary School. The present research aims at depicting and reflecting about a pedagogical experience with the objective of promoting significant aesthetic experiences in arts for the specificities of children at preschool age, through a project of experiments with non-structured elements found in the nature. Such research is characterized as a case study, of qualitative approach, which has been carried out in a preschool group of twelve children, at the ages from 4 to 6, in a school located in Ijuí, where the researcher is also the teacher. The work Project proposed pedagogical practices that involved playing in the aesthetic experiments of art, through hearing and observation of the children during the research of materials of the nature, with the support of audiovisual materials, written register and photographs. The investigation had as objective the continuous reflection of such experience believing in the possibilities of development of the imagination, of the aesthetic sensibility by means of the pedagogical practices in art. This experience also echoed with the researcher’s own experiences and memories of childhood with the production from materials of the nature to express oneself. Thus art, through playing with the experiments is fundamental to the development of the aesthetic of the children in elementary school with experiences lived and pedagogically organized by means of projects. The art experiences with materials from the nature with children make possible the aesthetic sensibility by their involvement in the discoveries.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectAbordagem por projetospor
dc.subjectArteng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectProject approacheng
dc.titleAbordagem de projetos em arte: uma experiência estética na educação infantilpor
dc.title.alternativeProject approach in art: an aesthetic experience in preschooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoVivenciar experiências estéticas em arte com crianças pequenas é uma provocação na Educação Infantil para uma professora. E esta pesquisa tem o intuito de mostrar e refletir sobre uma experiência pedagógica que objetivou promover experiências estéticas em artes significativas para as especificidades das crianças em idade pré-escolar, por meio de um projeto de experimentos com elementos não estruturados encontrados na natureza. Essa pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de abordagem qualitativa realizado numa turma de pré-escola, com doze crianças, entre 4 a 6 anos, em uma escola localizada em Ijuí, na qual atuo como docente. O projeto de trabalho propôs práticas pedagógicas que envolveram o brincar nas experimentações estéticas da arte, por meio da escuta e a observação das crianças através da pesquisa de materiais da natureza, com o suporte de material audiovisual, registro escrito e fotográfico. A investigação teve como objetivo a reflexão contínua dessa experiência acreditando nas possibilidades do desenvolvimento da imaginação, da sensibilidade estética por meio das práticas pedagógicas em arte. Essa experiência também fazia eco com experiências próprias do pesquisador e memórias da infância com a produção de materiais da natureza para expressar-se. Portanto a arte, através do brincar com experimentos, é fundamental para o desenvolvimento da estética das crianças na educação infantil com experiências vivenciadas e organizadas pedagogicamente por meio de projetos. As experiências de arte com materiais da natureza com crianças possibilitam a sensibilização estética pelo envolvimento das crianças nas descobertas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto