Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorDutra, Carmen Regina Sanchez
dc.date.accessioned2019-01-15T10:42:26Z
dc.date.available2019-01-15T10:42:26Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15353
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research arose from a reflection on the importance of continuing education and pedagogical practice of early childhood education teachers because the researcher is part as professional teaching in a public school for Kindergarten and repeatedly commented to colleagues about issues and training times continued listening and debating on the topic. To have the opportunity to conduct a study to completion of the course of specialization in School Management chose to delve into the subject opposite the importance of Continuing Education and the pedagogical practice in Early Childhood Education Network Municipal Education in Rural Municipality of Good in Rio Grande do Sul. Back to this issue it was necessary in order to know how and in what way is nurtured by teachers of early childhood education, continuing education and, if they make use or not of learning in their teaching practices daily life of the classroom, providing a quality learning in kindergarten. For which it was drawn as a general objective: To reflect on the Continuing Education and its contribution to the Early Childhood Education Teachers practices of the Municipal Network Course Teaching Good - RS. The methodology used was a qualitative nature of field research, where we used the questionnaire as a tool for data collection, observation, analysis of continuing education projects and semi-structured interviews with open questions directed to the manager, supervisor and teachers working in schools source of this research, based on the literature review using the authors dealing with the matter and so we tried to show how teachers put into practice the theories dealing with Continuing Education and how the municipal system enables the participation of teachers in continuing education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectChildren educationeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleA importância da formação continuada e a prática pedagógica na educação infantil uma reflexão a luz de uma escola no município de Campo Bompor
dc.title.alternativeThe importance of continuing education and practice teaching in early childhood education: a light reflection of a school in the city of Campo Bomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu de uma reflexão sobre a importância da formação continuada e a prática pedagógica dos professores de Educação Infantil, pois a pesquisadora faz parte como profissional docente em uma escola municipal de Educação Infantil e por diversas vezes discutiu com colegas sobre questões e momentos de formação continuada ouvindo e debatendo sobre o tema. Ao ter a oportunidade de realizar um estudo para conclusão do curso de Especialização em Gestão Escolar optou em aprofundar o assunto frente à importância da Formação Continuada na prática pedagógica na Educação Infantil, tendo como perspectiva a rede Municipal de Educação do Município de Campo Bom no Rio Grande do Sul. Voltar-se para esse tema fez-se necessário no sentido de conhecer de que forma é oportunizada aos docentes de Educação Infantil, a formação continuada e, se os mesmos fazem uso ou não do aprendizado em suas práticas pedagógicas no dia a dia da sala de aula, proporcionando uma aprendizagem de qualidade na Educação Infantil. Sendo que para tanto fora traçado como objetivo geral: Refletir sobre a Formação Continuada e sua contribuição nas práticas dos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom - RS. A metodologia empregada foi uma pesquisa de campo de cunho qualitativa, onde se utilizou o questionário como instrumento para coleta de dados, a observação, a análise dos projetos de formação continuada e a entrevista semiestruturada com perguntas abertas direcionadas ao diretor, coordenador e professores que trabalham na escola fonte desta pesquisa, partindo da revisão bibliográfica utilizando-se de autores que tratam do assunto e assim buscou-se evidenciar de que forma a rede municipal viabiliza a participação dos professores na formação continuada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto