Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorLampert, Fernanda Gabriela
dc.date.accessioned2019-01-15T11:36:29Z
dc.date.available2019-01-15T11:36:29Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15355
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work introduce a study of the case made in a Municipal School in Dois Irmãos City in which was analyzed as it happens the education the school mamagement starting of school‟s experience of the Head Teacher. It wanted to refect about the beginning of management about the performance of the Head Teacher in educational and administrative and finance fields as questions related the leadership and the democratic management the Public School.It was a study of nature qualitative that involved teachers and the Head Teacher in the take of information. The theoretical work framework was developed from the Lück studies (2000, 2008, 2009, 2010) and Libâneo (2007) to talk about the school management, democratic management and issues related to the function of director. Ilma Veiga (2002, 2003) has also become the theoretical framework of this research to discuss issues related to the teaching and the school of understanding and knowledge of production space. The survey data revealed that the school principal has operations in the pedagogical, administrative and financial field and to look for work involving everyone who is part of the institution, creating a trust regulated by the collective dialogue is one of the ways for successful management school that will reflect the quality of education that space.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectHead teachereng
dc.titleGestão escolar democrática reflexões acerca da trajetória de um gestor na rede pública municipal de educação de Dois Irmãos - RSpor
dc.title.alternativeDemocratic school management: reflections on the journey of a manager in the municipal public education of the Dois Irmãos/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido em uma escola da rede municipal de Dois Irmãos, na qual foi analisado como se efetiva a gestão escolar a partir da vivência de um diretor de escola. Procura refletir sobre os princípios de gestão, dialogando sobre a atuação do diretor no campo pedagógico, administrativo e financeiro, bem como, perpassam o trabalho questões relacionadas à liderança e à gestão democrática da escola pública. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que envolveu professores e o diretor na coleta de dados. O referencial teórico do trabalho foi desenvolvido a partir dos estudos de Lück (2000, 2008, 2009, 2010) e Libâneo (2007) para dialogar sobre a gestão escolar, gestão democrática e questões relacionadas à função do diretor. Ilma Veiga (2002, 2003) também se tornou referencial teórico dessa investigação para problematizar questões relacionadas ao pedagógico e ao entendimento de escola como espaço de produção de conhecimento. Os dados da pesquisa revelaram que o diretor de escola tem atuação no campo pedagógico, administrativo e financeiro e que procurar trabalhar envolvendo a todos que fazem parte da instituição, criando uma relação de confiança pautada no diálogo coletivo é um dos caminhos para o sucesso da gestão escolar que refletirá na qualidade do ensino daquele espaço.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto