dc.contributor.advisor | Estivalete, Vania de Fátima Barros | |
dc.creator | Aguirre, Carla Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T10:56:57Z | |
dc.date.available | 2019-01-18T10:56:57Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15397 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Education has always been seen as responsible for training citizens of a country or state. This education can be interpreted as that passed from generation to generation or institutionalized, transmitted by educational institutions. What draws attention is that many people do not realize what is behind the contents and tests applied daily in various schools. The purpose of this study was to investigate the organizational links present in public schools in the state of Rio Grande do Sul. For this, it is interesting to verify the level of organizational link present among the teachers of a public high school. And in order for this objective to be achieved, a case study was chosen with a group of teachers that would promote reflection and perception of the predominant link in the school. Doris Bolson, Pierre Wiel and Gean Tomazzoni are some of the authors who have researched the essence of each link and their relation to Public Management. Therefore, the teacher must be more than a member of the team, he should feel part of the whole, only in this way will be able to develop the role of incentivator and recoder of new knowledge and responsible to ensure the quality of teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Vínculos organizacionais | por |
dc.subject | Perfil | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Organizational links | eng |
dc.subject | Profile | eng |
dc.title | Os vínculos organizacionais dos professores de uma escola pública de ensino médio no interior do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | The organizational links of the teachers of a public middle school in Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação sempre foi vista como a responsável pela formação dos cidadãos de um país ou estado. Essa educação pode ser interpretada como aquela passada de gerações em gerações ou a institucionalizada, transmitida pelas instituições educacionais. O que chama atenção é que muitas pessoas não percebem o que está por trás dos conteúdos e provas aplicadas diariamente em várias escolas. O estudo teve por finalidade investigar os vínculos organizacionais presentes nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, é interessante verificar o nível de vínculo organizacional presente entre os professores de uma escola pública de ensino médio. E para que tal objetivo fosse atingido, optou-se pela realização de um estudo de caso com um grupo de professores que viessem a promover a reflexão e percepção do vínculo predominante na escola. Doris Bolson, Pierre Wiel e Gean Tomazzoni são alguns dos autores que balizaram a pesquisa para que se percebesse a essência de cada vínculo e a relação deles frente à Gestão Pública. Portanto, o professor deve ser mais do que um membro da equipe, ele deve sentir-se parte do todo, somente assim conseguirá desenvolver o papel de incentivador e recriador de novos conhecimentos e responsável para garantir a qualidade de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |