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dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorAlves, Anay Barcelos
dc.date.accessioned2019-01-18T13:41:39Z
dc.date.available2019-01-18T13:41:39Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15403
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present paper presents the historical construction of the concept of Scholar Administration and Management, as well as the interlacing of paths until now. For that matter, it was focused on social, political and economic events, which have occurred in Brazil since the 1930’s, through the end of Old Republic, Military Regime and re-democratization. The text shows a brief history of administration, approaching the Theories of Administration that have influenced education, and also the characteristics of Scholar Administration and Management. It was used bibliographic research mainly guided by the texts of Drabach and Mousquer (2009) and Paro (2017). The study has showed how necessary it is the historical knowledge by the actors involved on the construction and improvement of Scholar Management and consequently Popular Sovereignty and Democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectScholar managementeng
dc.titleAdministração e gestão escolar: entrelace de caminhospor
dc.title.alternativeSchool administration and management: train entranceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho traz a construção histórica do conceito de Administração e Gestão Escolar, bem como os entrelaces de caminhos até a atualidade. Para tal, concentrou-se nos acontecimentos sociais, políticos e econômicos, ocorridos no Brasil desde os anos de 1930 passando pelo fim da República Velha, Regime Militar e a redemocratização. O texto apresenta um breve histórico da administração, abordando as teorias administrativas que influenciaram a educação, bem como as características da administração e da gestão escolar. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica pautada principalmente nos textos de Drabach e Mousquer (2009) e Paro (2017). O estudo demonstrou o quanto se faz necessário o conhecimento histórico acerca do tema por parte dos atores envolvidos na construção e aprimoramento da Gestão Escolar e consequentemente da Democracia e soberania popular.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [805]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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