Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Adriele Delgado
dc.creatorBenz, Gracieli Conrad
dc.date.accessioned2019-01-18T14:04:47Z
dc.date.available2019-01-18T14:04:47Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15404
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper presents the results of the research carried out on the idea of "being a manager" in the Education Center (CE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The main issue of this study is to understand and reflect how the management process is carried out in an educator center, and from this we seek to reflect the work of the teacher Helenise Sangoi Antunes as Director of the UFSM CE. Aiming to understand the "Being Manager", we focus on verifying the challenges and difficulties encountered in her role as Director, and also analyze her work prioritizing a democratic management. The methodology used was based on the qualitative research, type of case study, using as a research instrument the semi-structured interview with the teacher Helenise and analysis of documents. Our theoretical contribution is based on authors such as DRABACH and MOUSQUER (2009), FERREIRA (2008), LIBÂNEO (2007) and LUCK (2009), as well as publications made by the Ministry of Education (MEC). Our results lead us to realize that the educational manager must be able to reflect on his attitudes, always seeking to guide and fulfill his role as best as possible in the face of the difficulties encountered within his space. Therefore, it is necessary for each institution to plan its objectives according to its community, prioritizing the reformulation of a Pedagogical Project and a Management Plan with clear goals and consistent with reality, always seeking to value the student.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSer gestorpor
dc.subjectCentro de educaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectBe managereng
dc.subjectEducation centereng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleSer gestor: desafios e perspectivas no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)por
dc.title.alternativeBeing manager: challenges and perspectives at the Education Center (CE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada acerca da ideia do “ser gestor” no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A questão principal desse estudo é compreender e refletir como se dá o processo de gestão em um centro formador de educadores, e a partir disso buscamos refletir a atuação da professora Helenise Sangoi Antunes enquanto Diretora do CE da UFSM. Visando compreender o “Ser Gestor”, nos detemos em verificar os desafios e dificuldades encontradas em sua atuação como Diretora, e ainda, analisar seu trabalho priorizando uma gestão democrática. A metodologia empregada baseou-se na pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando como instrumento de investigação a entrevista semiestruturada com a professora Helenise e análise de documentos. Nosso aporte teórico está baseado em autores como DRABACH e MOUSQUER (2009), FERREIRA (2008), LIBÂNEO (2007) e LUCK (2009), bem como publicações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). Nossos resultados nos levam a perceber que o gestor educacional deve ser capaz de refletir sobre suas atitudes, buscando sempre orientar e cumprir o seu papel da melhor maneira possível perante as dificuldades encontradas dentro do seu espaço. Para tanto, é necessário que cada instituição planeje seus objetivos de acordo com sua comunidade, priorizando a reformulação de um Projeto Pedagógico e de um Plano Gestor com objetivos claros e condizentes com a realidade, buscando sempre valorizar o aluno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto