dc.contributor.advisor | Silva, Fabiana Regina da | |
dc.creator | Muneveck, Aurora Grasiela | |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T14:52:13Z | |
dc.date.available | 2019-01-18T14:52:13Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15407 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | In view of the educational scenario that we are experiencing today, the present research aims to know and analyze the historical process of the school pedagogical supervisor, as well as its current function in the school space. In general, the pedagogical supervisor is responsible for organizing, planning and executing the pedagogical proposal with the faculty of the school. In this study we also propose a reflection on school management and the transition from management to school management: the pedagogical influences that defined these changes and school pedagogical supervision in the historical process. Realizing the importance of the work of the pedagogical supervisor in the educational space we developed a study on the subject called Pedagogical supervision, some reflections, where we weave ideas about this professional, the difficulties encountered to develop the proposed actions and how it is seen in the school space. To complement our research, a case study of a qualitative approach was carried out, with data collection through a questionnaire carried out with the management team, teachers, students and parents of a State School of Elementary Education in the municipality of Santo Augusto - RS. To conclude, the data analysis written by the participants was done, in which it was well accepted and managed to transmit their ideas and opinions on the topics addressed in which it was being complemented with the theoretical reference. The main results were clear the importance of the pedagogical supervisor in the school, supporting, seeking to improve teaching and assisting teachers when necessary, even when it needs to perform other functions within the school space. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Supervisão pedagógica | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pedagogical supervision | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Os olhares sobre a supervisão pedagógica em uma escola estadual de ensino fundamental no município de Santo Augusto - RS | por |
dc.title.alternative | The looks on the pedagogical supervision in a state school of fundamental education in the municipality of Santo Augusto - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante do cenário educacional que vivenciamos na atualidade, a presente pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar o processo histórico do supervisor pedagógico escolar, bem como sua atual função no espaço escolar. De maneira geral o supervisor pedagógico é o responsável em organizar, planejar e executar a proposta pedagógica junto com o corpo docente da escola. Neste estudo nos propomos também a uma reflexão sobre a Gestão escolar e a transição da administração para a gestão escolar: as influências pedagógicas que definiram estas mudanças e a supervisão pedagógica escolar no processo histórico. Percebendo a importância do trabalho do supervisor pedagógico no espaço educacional desenvolvemos um estudo sobre o tema chamado de Supervisão pedagógica, algumas reflexões, onde tecemos ideias sobre este profissional, as dificuldades encontradas para desenvolver as ações propostas e como é visto no espaço escolar. Para complementar nossa pesquisa foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa, com coleta de dados através de um questionário realizado com a equipe gestora, professores, alunos e pais de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Santo Augusto - RS. Para concluir, foi feito a análise de dados escrita pelos participantes, na qual foi bem aceita e conseguiram transmitir suas ideias e opiniões sobre os temas abordados na qual foi sendo complementado com o referencial teórico. Como principais resultados, ficou clara a importância do supervisor pedagógico na escola, apoiando, buscando melhorar o ensino e auxiliando os professores quando necessário, mesmo quando precisa desempenhar outras funções dentro do espaço escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |