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dc.contributor.advisorSilva, Fabiana Regina da
dc.creatorHeimerdinger, Fernanda Borges
dc.date.accessioned2019-01-18T15:01:26Z
dc.date.available2019-01-18T15:01:26Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15408
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study proposed to analyze how the School Management in a democratic perspective has been thought of in in a municipal school of São José do Inhacorá/RS. The intention was to investigate the contributions of the democratic perspective in School Management in a way that makes possible alternatives that establish more visibility for the importance of collective participation in the actions and practices developed in the school context. The investigated group was consisted by eighteen members of the school's School Community, in which, through a questionnaire, they answered questions directed to the understandings about School Management and Democratic Management and to the projects School Parque and School Classe, considering the organizational profile of the researched school. After the questionnaires collection and analysis, we can infer that among suggestions and indications, all emphasized the importance of thinking and discussing collectively actions so that, in fact, we can implement in the school, practices focused on the principles of Democratic Management. In addition, we can see that there is restlessness, on part of all segments of the School Community about the effectiveness of these practices. We believe that a first step is to clarify with the school community group what are the meanings of the School Management actions necessary to effect the Democratic Management in the school. From this first routing, we saw that the participation can become more effective and collective in the school Pedagogical Project construction, as well as it will allow more autonomy, dialogues and cooperative work, aimed at a common goal, defined in the collective construction of the Pedagogical Project.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.titleAs contribuições da perspectiva democrática na gestão escolar em uma escola municipal de São José do Inhacorá/RSpor
dc.title.alternativeThe contributions of the democratic perspective in school management in a municipal school in São José do Inhacorá/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo propôs analisar como a Gestão Escolar na perspectiva democrática tem sido pensada em uma escola municipal de São José do Inhacorá/RS. A intenção foi investigar as contribuições da perspectiva democrática na Gestão Escolar de maneira que possibilite efetivar alternativas que estabeleçam mais visibilidade para a importância da participação coletiva nas ações e práticas desenvolvidas no contexto escolar. O grupo investigado foi constituído por dezoito integrantes da Comunidade Escolar da escola, no qual através de um questionário, responderam perguntas direcionadas aos entendimentos a respeito de Gestão Escolar e Gestão Democrática e, aos projetos Escola Parque e Escola Classe, tratando-se do perfil organizacional da escola pesquisada. Após a coleta e análise dos questionários, podemos inferir que em meio a sugestões e indicações, todos salientaram a importância de pensar e discutir coletivamente ações para que de fato, possamos efetivar na Escola práticas voltadas para os princípios da Gestão Democrática. Além disso, podemos perceber que há inquietações por parte de todos os segmentos da Comunidade Escolar quanto à efetivação dessas práticas. Acreditamos que um primeiro passo seja esclarecer junto ao grupo da comunidade escolar quais são os significados das ações da Gestão Escolar, necessárias para efetivar a Gestão Democrática dentro do espaço escolar. A partir desse primeiro encaminhamento, visualizamos que a participação poderá se tornar mais efetiva e coletiva na construção do Projeto Pedagógico da escola, bem como possibilitará mais autonomia, diálogos e trabalho cooperativo, voltado para um objetivo comum, delineado na construção coletiva do Projeto Pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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