dc.contributor.advisor | Powaczuk, Ana Carla Hollweg | |
dc.creator | Silva, Carla de Freitas da | |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T11:06:17Z | |
dc.date.available | 2019-01-23T11:06:17Z | |
dc.date.issued | 2018-08-03 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | SILVA, C. F. A história de vida e auto(trans)formação de uma mulher: emancipação e empoderamento via ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria. 2018. 142 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15435 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS 2018. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Opressão | por |
dc.subject | Autonimia | por |
dc.subject | Ações afirmativas | por |
dc.title | A história de vida e auto(trans)formação de uma mulher: emancipação e empoderamento via ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma pesquisa narrativa autobiográfica que traz fragmentos de minha trajetória para tecer considerações sobre o poder emancipatório da educação, colocando em destaque a relevância das políticas afirmativas no contexto da Universidade Federal de Santa Maria. A situação de cotista da Universidade me mobiliza a falar sobre essa política que tem garantido o ingresso de muitos jovens no ensino superior. O Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social foi instituído na UFSM pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), através da Resolução Nº 011/07 e já a partir de 2008, vagas começaram a ser destinadas nos processos seletivos, no vestibular, no PEIES, no reingresso e nas transferências para afrobrasileiros, para alunos que cursaram todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas, para portadores de necessidades especiais e para indígenas. Sou a prova viva da contribuição das políticas afirmativas para o processo emancipatório dos sujeitos. Muito já foi feito com a garantia do acesso, a luta agora será pela permanência. O principal referencial teórico que utilizo são as Pedagogias do Oprimido e da Autonomia, de Freire (2015, 2016) e as Experiências de Vida e Formação, de Josso (2004). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |