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dc.contributor.advisorPowaczuk, Ana Carla Hollweg
dc.creatorSilva, Carla de Freitas da
dc.date.accessioned2019-01-23T11:06:17Z
dc.date.available2019-01-23T11:06:17Z
dc.date.issued2018-08-03
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationSILVA, C. F. A história de vida e auto(trans)formação de uma mulher: emancipação e empoderamento via ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria. 2018. 142 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15435
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS 2018.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOpressãopor
dc.subjectAutonimiapor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.titleA história de vida e auto(trans)formação de uma mulher: emancipação e empoderamento via ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa narrativa autobiográfica que traz fragmentos de minha trajetória para tecer considerações sobre o poder emancipatório da educação, colocando em destaque a relevância das políticas afirmativas no contexto da Universidade Federal de Santa Maria. A situação de cotista da Universidade me mobiliza a falar sobre essa política que tem garantido o ingresso de muitos jovens no ensino superior. O Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social foi instituído na UFSM pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), através da Resolução Nº 011/07 e já a partir de 2008, vagas começaram a ser destinadas nos processos seletivos, no vestibular, no PEIES, no reingresso e nas transferências para afrobrasileiros, para alunos que cursaram todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas, para portadores de necessidades especiais e para indígenas. Sou a prova viva da contribuição das políticas afirmativas para o processo emancipatório dos sujeitos. Muito já foi feito com a garantia do acesso, a luta agora será pela permanência. O principal referencial teórico que utilizo são as Pedagogias do Oprimido e da Autonomia, de Freire (2015, 2016) e as Experiências de Vida e Formação, de Josso (2004).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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