TCC Pedagogia - Noturno
Browse by
By Issue DateAuthorsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_advisorTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_cnpqxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_departmentxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_programxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_unidadexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_rights
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.
Recent Submissions
-
As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
(2018-12-10)Este trabalho focaliza as rotinas na Educação Infantil a partir da prática do Estágio Supervisionado, a qual desenvolvi em turma de Pré-Escola, nível A, com 19 crianças de 4 a 5 anos. Como objetivo geral, buscou-se ... -
O aprender docente durante o estágio obrigatório no curso de Pedagogia
(2019-12-19)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema ‘O Aprender Docente durante o Estágio Obrigatório do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)’. O objetivo do estudo é ... -
O trabalho pedagógico em turmas de multi-idade com foco na educação infantil
(2019-12-20)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema “O Trabalho Pedagógico em Turmas de Multi-idade com Foco na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Práticas pedagógicas no Hospital Universitário de Santa Maria
(2019-12-18)O lugar de trabalho profissional de educação é a escola “tradicional”. Entretanto, certas circunstâncias da vida podem dificultar ou impedir que algumas crianças e adolescentes possam frequentar uma sala de aula, como ... -
A construção da infância e a influência de artefatos culturais nas brincadeiras das crianças
(2019-12-20)O presente estudo tem por objetivo geral compreender a construção social da infância e a influência de artefatos culturais nas brincadeiras das crianças, pesquisar sobre a construção social da infância, refletir sobre a ... -
Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
(2019-07-11)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir ... -
Desafios e possibilidades das relações entre família e escola em uma instituição pública de ensino de Santa Maria/RS
(2019-08-23)Esta pesquisa está inserida no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propõe compreender as relações entre família e escola nos processos de escolarização de ... -
Educação musical no berçário: conversas com o professor de música e a professora referência
(2019-08-12)Este trabalho tem como tema Educação Musical na Educação Infantil, nível berçário, e o desenvolvimento do trabalho musical realizado pelo professor de música e a professora referência. Apresenta como objetivo geral analisar ... -
A prática docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental durante a formação em Pedagogia
(2019-09-23)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Prática Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia no curso Noturno da Universidade ... -
Vivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincar
(2019-09-11)Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo ... -
Reflexões da educação de jovens e adultos na formação de professores
(2019-09-13)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, que segundo a Constituição de 1988 em seu art. 288 assegura que todos os cidadãos possuem o direito ao Ensino Fundamental, amparada pelo ... -
O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
(2019-08-05)Este estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na ... -
Turmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia
(2019-09-13)Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática as Turmas Multi-Idades ... -
Desafios da prática pedagógica na superação ao bullying escolar
(2019-09-03)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema Bullying nos Anos Iniciais dentro do contexto escolar. Apresenta como problema de pesquisa: “A prática pedagógica ... -
A brincadeira na transição da educação infantil para os anos iniciais
(2019-08-02)O presente trabalho intitulado tem como foco realizar uma análise reflexiva sobre a brincadeira no contexto escolar da transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. O trabalho é ... -
A importância do brincar na transição da educação infantil para anos iniciais: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
(2019-07-26)O presente trabalho reflete acerca das rotinas em uma turma de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando vivências a partir da prática do Estágio Curricular Supervisionado, bem como, a importância do brincar na ... -
Formação da docência com bebês: narrativas do estágio
(2019-07-26)Esse Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno e resultado do curricular obrigatório do Curso, na turma Laranja, uma turma de berçário, da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, UFSM. Teve por ... -
Costurando infâncias: o difícil mundo das crianças em situações de vulnerabilidade
(2019-07-19)O presente artigo propõe fazer uma reflexão das acerca de durante o período de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, levando em consideração as diferentes situações de vulnerabilidade enfrentadas pelas crianças ... -
Estágio como processo formativo na educação infantil: ressignificando os espaços
(2019-08-02)Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo ... -
Aprendizagens recíprocas no estágio nos anos iniciais no curso de Pedagogia Licenciatura Plena
(2019-06-13)O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina obrigatória no curso de Pedagogia, e de suma importância para formação docente inicial. Dessa forma o presente trabalho de conclusão de curso- TCC tem como objetivo ...