Defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após pandemia
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo que busca analisar a defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após a pandemia. Entendemos que o contexto gerado pela pandemia causou impactos no contexto escolar e, por isso, um olhar mais cuidadoso pode auxiliar a compreender melhor essa realidade a fim de poder contribuir para propor alternativas aos problemas encontrados. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as dificuldades de aprendizagem e de ensinagem apresentadas durante a pandemia no ensino remoto a partir da perspectiva de educadores dos anos iniciais. A pesquisa foi realizada a partir dos pressupostos da abordagem qualitativa em educação e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas a sete professoras da rede pública de educação básica dos municípios de Júlio de Castilhos, Tupanciretã e Agudo. Todas as professoras entrevistadas vivenciaram o momento da pandemia e pós-pandemia, sendo capazes de contribuir com as questões levantadas na pesquisa. A análise dos dados foi realizada a partir de três temáticas que abrangeram o ensino remoto e a pandemia, as dificuldades de aprendizagem e de ensinagem e os aspectos pedagógicos. A importância desta pesquisa está em compreender melhor a complexidade da realidade educacional das relações ensino-aprendizagem a fim de poder encontrar alternativas educacionais que sejam capazes de enfrentar os desafios gerados por este contexto.