As práticas pedagógicas do estágio: Brincadeiras e jogos
Resumo
A presente pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia Licenciatura Noturno da
Universidade Federal de Santa Maria, RS. A pesquisa versa sobre a temática das
práticas pedagógicas que foram desenvolvidas durante a realização do Estágio
realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Durante o Estágio Curricular
Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino, percebi que a ludicidade pode auxiliar
no processo de ensino e aprendizagem como facilitador durante a construção do
conhecimento. Assim esta pesquisa tem a seguinte questão norteadora: Qual a
importância da ludicidade nas práticas no ensino aprendizagem realizado durante o
estágio supervisionado nos anos iniciais? Tendo como objetivo geral: Rever a
importância da prática pedagógica no estágio supervisionado dos anos iniciais tendo
como tema a ludicidade no processo de ensino aprendizagem. Buscando responder
a questão norteadora delimitou-se os seguintes objetivos específicos: Refletir sobre o
conceito da ludicidade no processo de ensino aprendizagem; Destacar a importância
da ludicidade na formação dos professores e identificar a importância da ludicidade
durante a prática nos anos iniciais. Este estudo se fundamenta numa análise de
abordagem qualitativa, utilizando o relato de experiência para narrar os detalhes das
experiências vivenciadas durante o estágio realizado nos anos iniciais. Concluiu-se
que a ludicidade favorece o desenvolvimento integral dos alunos, pois as crianças
aprendem melhor quando estão brincando e se divertindo. O embasamento teórico
vincula-se às contribuições de autores como BRANDÃO (1985), FERNANDES (2013),
FREIRE (1996), KISHIMOTO (2010), MACEDO (2005) entre outros.
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