dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Bernardete, Miranda | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T12:55:22Z | |
dc.date.available | 2024-01-12T12:55:22Z | |
dc.date.issued | 2023-01-23 | |
dc.date.submitted | 2023-01-24 | |
dc.identifier.citation | TCC - Trabalho de Conclusão de Curso | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31127 | |
dc.description | TCC - Curso de Pedagogia Noturno | por |
dc.description.abstract | The present research was carried out in the Pedagogy course for Licenciatura Noturno of the Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brazil. The research focuses on the pedagogical practices that were developed during the internship carried out in the early years of elementary school. During the Supervised Curricular Internship in the Early School Years, I realized that playfulness can help in the teaching and learning process as a facilitator during the construction of knowledge. Thus, this research has the following guiding question: What is the importance of playfulness in the teachinglearning practices carried out during the supervised internship in the early years? Having as a general objective: To review the importance of pedagogical practice in the supervised internship in
the early years having playfulness as a theme in the teaching learning process. Seeking to answer the guiding question, the following specific objectives were defined: Reflect on the concept of playfulness in the teaching learning process; Highlight the importance of playfulness in teacher training and identify the importance of playfulness during the practice in the early years. This study is based on an analysis of qualitative approach, using the experience report to narrate the details of the experiences during the
internship conducted in the early years. It was concluded that playfulness favors the integral development of students, because children learn better when they are playing and having fun. The theoretical basis is linked to the contributions of authors such as BRANDÃO (1985), FERNANDES (2013), FREIRE (1996), KISHIMOTO (2010), MACEDO (2005) among others. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Anos Iniciais | por |
dc.subject | Ensino Fundamental | por |
dc.title | As práticas pedagógicas do estágio: Brincadeiras e jogos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Curso de Pedagogia Noturno | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia Licenciatura Noturno da
Universidade Federal de Santa Maria, RS. A pesquisa versa sobre a temática das
práticas pedagógicas que foram desenvolvidas durante a realização do Estágio
realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Durante o Estágio Curricular
Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino, percebi que a ludicidade pode auxiliar
no processo de ensino e aprendizagem como facilitador durante a construção do
conhecimento. Assim esta pesquisa tem a seguinte questão norteadora: Qual a
importância da ludicidade nas práticas no ensino aprendizagem realizado durante o
estágio supervisionado nos anos iniciais? Tendo como objetivo geral: Rever a
importância da prática pedagógica no estágio supervisionado dos anos iniciais tendo
como tema a ludicidade no processo de ensino aprendizagem. Buscando responder
a questão norteadora delimitou-se os seguintes objetivos específicos: Refletir sobre o
conceito da ludicidade no processo de ensino aprendizagem; Destacar a importância
da ludicidade na formação dos professores e identificar a importância da ludicidade
durante a prática nos anos iniciais. Este estudo se fundamenta numa análise de
abordagem qualitativa, utilizando o relato de experiência para narrar os detalhes das
experiências vivenciadas durante o estágio realizado nos anos iniciais. Concluiu-se
que a ludicidade favorece o desenvolvimento integral dos alunos, pois as crianças
aprendem melhor quando estão brincando e se divertindo. O embasamento teórico
vincula-se às contribuições de autores como BRANDÃO (1985), FERNANDES (2013),
FREIRE (1996), KISHIMOTO (2010), MACEDO (2005) entre outros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |