dc.contributor.advisor | Neuscharank, Angélica | |
dc.creator | Nunes, Taissa Bacelar | |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T11:07:56Z | |
dc.date.available | 2019-01-23T11:07:56Z | |
dc.date.issued | 2018-07-02 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | NUNES, T. B. Estereótipos nos espaços educativos: experiências nos anos iniciais a partir da cultura visual. 2018. 62p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15436 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research presents some investigations about the notion of stereotypes (SILVA,
2003), present in the school environment and experiences with the visual culture
(HERNÁNDEZ, 2007) in the elementary school, thought from the teacher training
of pedagogues, from the images that are recurrent in these educational spaces and
the resonances in the students' visual productions. As a research problem, we
attempted to think: in what ways could we problematize the stereotypes in the
elementary school from the visual culture? As a methodology, bricolagem was
adopted (KINCHELOE, 2006) as a proposal that allows the weaving of different
cultural elements that result in something new. In this case, the field diary was used
as a registration tool, since bricolagem does not work for preexisting guidelines and
scripts, but it creates investigation procedures as new encounters arise .The study
scenario took place in a State School of the city Santa Maria, Rio Grande do Sul,
and had as collaborators some teachers from the elementary school and students of
a class of 5th grade, where I completed my Supervision Academic Internship. It
was observed that stereotypes in educational spaces are recurrent, because they are
found in didactic materials, in reproductions and or copies of students from the
images chosen by teachers, and in their consistent conceptions of beautiful and
ugly. Also, it can be concluded that the students do not participate in the
construction of the visual artifacts of the school space. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estereótipos | por |
dc.subject | Espaços educativos | por |
dc.subject | Cultura visual | por |
dc.subject | Bricolagem | por |
dc.subject | Stereotypes | eng |
dc.subject | Educational spaces | eng |
dc.subject | Visual culture | eng |
dc.title | Estereótipos nos espaços educativos: experiências nos anos iniciais a partir da cultura visual | por |
dc.title.alternative | Stereotypes in educational spaces: experiences in elementary school from visual culture | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta algumas investigações em torno da noção de estereótipos,
presentes no ambiente escolar, e experiências com a cultura visual nos anos iniciais.
O objetivo é pesquisar a partir da formação docente dos pedagogos, das imagens
que são recorrentes nesses espaços educativos e as produções visuais dos
estudantes. Enquanto problemática de pesquisa, intentou-se pensar de que modos
problematizar os estereótipos nos anos iniciais a partir da cultura visual? Como
metodologia adotou-se a bricolagem (KINCHELOE, 2006) enquanto proposta que
possibilita a trama de diferentes elementos culturais que resultam em algo novo.
Nesse caso, utilizou-se o diário de campo como instrumento de registro, pois a
bricolagem não trabalha por diretrizes e roteiros preexistentes, mas cria
procedimentos de investigação ao passo em que surgem novos encontros. O
cenário de estudo se deu em uma Escola Estadual da cidade de Santa Maria, Rio
Grande do Sul, e teve como colaboradores alguns professores dos anos iniciais e
estudantes de uma turma de 5° ano, onde realizei meu Estágio Curricular
Supervisionado. O referencial teórico baseia-se nos estudos dos conceitos de
estereótipos (SILVA, 2003) e cultura visual (HERNÁNDEZ, 2007). Observou-se que
os estereótipos nos espaços educativos são recorrentes, pois encontram-se em
materiais didáticos, nas reproduções e/ou cópias dos estudantes a partir das
imagens escolhidas pelos professores, e em suas concepções do que seria ‘bonito e
feio’. Ainda, pode-se concluir que os estudantes pouco participam da construção dos
artefatos visuais do espaço escolar | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |