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dc.contributor.advisorNeuscharank, Angélica
dc.creatorNunes, Taissa Bacelar
dc.date.accessioned2019-01-23T11:07:56Z
dc.date.available2019-01-23T11:07:56Z
dc.date.issued2018-07-02
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationNUNES, T. B. Estereótipos nos espaços educativos: experiências nos anos iniciais a partir da cultura visual. 2018. 62p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15436
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research presents some investigations about the notion of stereotypes (SILVA, 2003), present in the school environment and experiences with the visual culture (HERNÁNDEZ, 2007) in the elementary school, thought from the teacher training of pedagogues, from the images that are recurrent in these educational spaces and the resonances in the students' visual productions. As a research problem, we attempted to think: in what ways could we problematize the stereotypes in the elementary school from the visual culture? As a methodology, bricolagem was adopted (KINCHELOE, 2006) as a proposal that allows the weaving of different cultural elements that result in something new. In this case, the field diary was used as a registration tool, since bricolagem does not work for preexisting guidelines and scripts, but it creates investigation procedures as new encounters arise .The study scenario took place in a State School of the city Santa Maria, Rio Grande do Sul, and had as collaborators some teachers from the elementary school and students of a class of 5th grade, where I completed my Supervision Academic Internship. It was observed that stereotypes in educational spaces are recurrent, because they are found in didactic materials, in reproductions and or copies of students from the images chosen by teachers, and in their consistent conceptions of beautiful and ugly. Also, it can be concluded that the students do not participate in the construction of the visual artifacts of the school space.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectEspaços educativospor
dc.subjectCultura visualpor
dc.subjectBricolagempor
dc.subjectStereotypeseng
dc.subjectEducational spaceseng
dc.subjectVisual cultureeng
dc.titleEstereótipos nos espaços educativos: experiências nos anos iniciais a partir da cultura visualpor
dc.title.alternativeStereotypes in educational spaces: experiences in elementary school from visual cultureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta algumas investigações em torno da noção de estereótipos, presentes no ambiente escolar, e experiências com a cultura visual nos anos iniciais. O objetivo é pesquisar a partir da formação docente dos pedagogos, das imagens que são recorrentes nesses espaços educativos e as produções visuais dos estudantes. Enquanto problemática de pesquisa, intentou-se pensar de que modos problematizar os estereótipos nos anos iniciais a partir da cultura visual? Como metodologia adotou-se a bricolagem (KINCHELOE, 2006) enquanto proposta que possibilita a trama de diferentes elementos culturais que resultam em algo novo. Nesse caso, utilizou-se o diário de campo como instrumento de registro, pois a bricolagem não trabalha por diretrizes e roteiros preexistentes, mas cria procedimentos de investigação ao passo em que surgem novos encontros. O cenário de estudo se deu em uma Escola Estadual da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e teve como colaboradores alguns professores dos anos iniciais e estudantes de uma turma de 5° ano, onde realizei meu Estágio Curricular Supervisionado. O referencial teórico baseia-se nos estudos dos conceitos de estereótipos (SILVA, 2003) e cultura visual (HERNÁNDEZ, 2007). Observou-se que os estereótipos nos espaços educativos são recorrentes, pois encontram-se em materiais didáticos, nas reproduções e/ou cópias dos estudantes a partir das imagens escolhidas pelos professores, e em suas concepções do que seria ‘bonito e feio’. Ainda, pode-se concluir que os estudantes pouco participam da construção dos artefatos visuais do espaço escolarpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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