dc.contributor.advisor | Morschbacher, Márcia | |
dc.creator | Marques, Aline Pietro | |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T11:10:41Z | |
dc.date.available | 2019-01-23T11:10:41Z | |
dc.date.issued | 2018-10-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | MARQUES, A. P. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora. 2018. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15437 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018 | por |
dc.description.abstract | This work of conclusion of the Course of Degree in Pedagogy has the objective to analyze the
importance of the appropriation of the contents of the Body Culture for the formation of the children
in the Initial Years of Elementary Education. This study is based on the references of HistoricalCritical Pedagogy, Historical-Cultural Psychology and the Critical-Overcoming Approach to Physical
Education.The proposed methodology contemplates a qualitative approach, such as bibliographic
research,and it is used as data source the legal documents that mark the Elementary School, second
stage of Basic Education, in addition to bibliography pertinent to the subject of study. Firstly, an
exploratory research was done on the academic-scientific production of the area, searching for
pedagogical-methodological and epistemological aspects in the teaching of Physical Education in the
school context. This movement helped to choose the theoretical basis of the present work, which is
based on studies by Saviani (1985, 2008), Pasqualini (2013) and the Collective of Authors (1992) on
the conception of human being, the definition of educational work, the role of education and
conception critical-overcoming of Physical Education. Finally, it can be observed that education
assumes an important role in the process of humanization of the subjects (production of the human in
human beings), from the appropriation of cultural objectification. Body culture, as a cultural
patrimony of humanity, is of extreme importance for this process to take place, because, for the human
being to qualify as such, it becomes necessary to access these objectivations. Here we take the process
of humanization as one based on the access and appropriation of the world of culture by the subjects.
Thus, aiming at this model of formation, as well as the overcoming of dichotomies and antagonisms
present in society, the teacher should contribute to the denial of access to the knowledge produced and
systematized by the human being, especially those of Body Culture. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | por |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | por |
dc.subject | Abordagem crítico-superadora | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Early years | eng |
dc.subject | Historical-cultural psychology | eng |
dc.subject | Historical-critical pedagogy | eng |
dc.subject | Critical-overcoming approach | eng |
dc.title | Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora | por |
dc.title.alternative | Physical education in the initial years of fundamental education: a contribution from the critical-overcoming approach | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar a
importância da apropriação dos conteúdos da Cultura Corporal para a formação das crianças nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo tem como base as referências da Pedagogia HistóricoCrítica, da Psicologia Histórico-Cultural e da Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física. A
metodologia proposta contempla uma abordagem qualitativa, do tipo investigação bibliográfica, e
utiliza-se como fonte de dados os documentos legais que balizam o Ensino Fundamental, segunda
etapa da Educação Básica, além de bibliografia pertinente ao tema de estudo. Num primeiro momento,
optou-se pela realização de uma pesquisa exploratória acerca da produção acadêmico-científica da
área, buscando por aspectos pedagógico-metodológicos e epistemológicos no ensino da Educação
Física no contexto escolar. Este movimento colaborou para a escolha da base teórica do presente
trabalho, que fundamenta-se em estudos de Saviani (1985, 2008), Pasqualini (2013) e do Coletivo de
Autores (1992) sobre a concepção de ser humano, a definição de trabalho educativo, o papel da
educação e a concepção crítico-superadora da Educação Física. Por fim, pôde-se observar que a
educação assume importante papel no processo de humanização dos sujeitos (produção do humano
nos seres humanos), a partir da apropriação das objetivações culturais. A cultura corporal, enquanto
patrimônio cultural da humanidade, é de extrema importância para que este processo se efetive, pois,
para que o ser humano qualifique-se como tal, faz-se necessário o acesso a estas objetivações. Toma-se
aqui,o processo de humanização como aquele baseado no acesso e na apropriação do mundo da cultura
pelos sujeitos.Assim, visando este modelo de formação, bem como a superação de dicotomias e
antagonismos presentes na sociedade, o professor deve contribuir para que não seja negado aos alunos
o acesso aos conhecimentos produzidos e sistematizados pelo homem, em especial, os da Cultura
Corporal. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |