Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorschbacher, Márcia
dc.creatorMarques, Aline Pietro
dc.date.accessioned2019-01-23T11:10:41Z
dc.date.available2019-01-23T11:10:41Z
dc.date.issued2018-10-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationMARQUES, A. P. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora. 2018. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15437
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018por
dc.description.abstractThis work of conclusion of the Course of Degree in Pedagogy has the objective to analyze the importance of the appropriation of the contents of the Body Culture for the formation of the children in the Initial Years of Elementary Education. This study is based on the references of HistoricalCritical Pedagogy, Historical-Cultural Psychology and the Critical-Overcoming Approach to Physical Education.The proposed methodology contemplates a qualitative approach, such as bibliographic research,and it is used as data source the legal documents that mark the Elementary School, second stage of Basic Education, in addition to bibliography pertinent to the subject of study. Firstly, an exploratory research was done on the academic-scientific production of the area, searching for pedagogical-methodological and epistemological aspects in the teaching of Physical Education in the school context. This movement helped to choose the theoretical basis of the present work, which is based on studies by Saviani (1985, 2008), Pasqualini (2013) and the Collective of Authors (1992) on the conception of human being, the definition of educational work, the role of education and conception critical-overcoming of Physical Education. Finally, it can be observed that education assumes an important role in the process of humanization of the subjects (production of the human in human beings), from the appropriation of cultural objectification. Body culture, as a cultural patrimony of humanity, is of extreme importance for this process to take place, because, for the human being to qualify as such, it becomes necessary to access these objectivations. Here we take the process of humanization as one based on the access and appropriation of the world of culture by the subjects. Thus, aiming at this model of formation, as well as the overcoming of dichotomies and antagonisms present in society, the teacher should contribute to the denial of access to the knowledge produced and systematized by the human being, especially those of Body Culture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectAbordagem crítico-superadorapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectHistorical-cultural psychologyeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectCritical-overcoming approacheng
dc.titleEducação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadorapor
dc.title.alternativePhysical education in the initial years of fundamental education: a contribution from the critical-overcoming approacheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar a importância da apropriação dos conteúdos da Cultura Corporal para a formação das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo tem como base as referências da Pedagogia HistóricoCrítica, da Psicologia Histórico-Cultural e da Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física. A metodologia proposta contempla uma abordagem qualitativa, do tipo investigação bibliográfica, e utiliza-se como fonte de dados os documentos legais que balizam o Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, além de bibliografia pertinente ao tema de estudo. Num primeiro momento, optou-se pela realização de uma pesquisa exploratória acerca da produção acadêmico-científica da área, buscando por aspectos pedagógico-metodológicos e epistemológicos no ensino da Educação Física no contexto escolar. Este movimento colaborou para a escolha da base teórica do presente trabalho, que fundamenta-se em estudos de Saviani (1985, 2008), Pasqualini (2013) e do Coletivo de Autores (1992) sobre a concepção de ser humano, a definição de trabalho educativo, o papel da educação e a concepção crítico-superadora da Educação Física. Por fim, pôde-se observar que a educação assume importante papel no processo de humanização dos sujeitos (produção do humano nos seres humanos), a partir da apropriação das objetivações culturais. A cultura corporal, enquanto patrimônio cultural da humanidade, é de extrema importância para que este processo se efetive, pois, para que o ser humano qualifique-se como tal, faz-se necessário o acesso a estas objetivações. Toma-se aqui,o processo de humanização como aquele baseado no acesso e na apropriação do mundo da cultura pelos sujeitos.Assim, visando este modelo de formação, bem como a superação de dicotomias e antagonismos presentes na sociedade, o professor deve contribuir para que não seja negado aos alunos o acesso aos conhecimentos produzidos e sistematizados pelo homem, em especial, os da Cultura Corporal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples