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dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorSilveira, Fabiana Prestes
dc.date.accessioned2019-01-23T11:10:59Z
dc.date.available2019-01-23T11:10:59Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationSILVEIRA, F. P. Reflexões acerca das práticas pedagógicas com os bebês. 2018. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15438
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleReflexões acerca das práticas pedagógicas com os bebêspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho discute acerca das práticas pedagógicas com os bebês na Educação Infantil. A relação entre cuidar e educar é indissociável e é importante analisarmos as necessidades dos bebês nesta faixa etária, bem como, quais as possibilidades de ação/mediação pedagógica nesta relação. Com isso, busco responder o seguinte questionamento: De que forma são organizadas as práticas pedagógicas com os bebês na Educação Infantil? Para isso, o objetivo geral é investigar as práticas pedagógicas com os bebês na Educação Infantil. E os objetivos específicos são: compreender como são entendidas e desenvolvidas as práticas pedagógicas com os bebês; e conhecer os diferentes tempos e espaços organizados para os bebês na Escola de Educação Infantil. A pesquisa realizada compôs uma abordagem qualitativa com um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil da rede pública do Município de Santa Maria – RS, com foco na educação das crianças de 0 a 2 anos de idade. Como instrumentos metodológicos foram utilizados: a entrevista semiestruturada com a professora dos bebês, a observação junto ao cotidiano dos bebês, o diário de campo da pesquisadora e registros fotográficos e audiovisuais. Como resultados, concluiu-se que o espaço pedagógico deve ser estimulante e estruturado para os bebês, para que possibilite interações e relações de forma a potencializar a aprendizagem infantil. Ressalto também a importância do papel da professora ao respeitar as especificidades dos bebês reconhecendo-os como seres potentes e respeitando seu protagonismo no planejamento. Além disso, entende-se que é importante ampliar os espaços de exploração dos bebês para além da sala, possibilitando também a interação com outras crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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