dc.contributor.advisor | Werle, Kelly | |
dc.creator | Silveira, Fabiana Prestes | |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T11:10:59Z | |
dc.date.available | 2019-01-23T11:10:59Z | |
dc.date.issued | 2018-12-06 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, F. P. Reflexões acerca das práticas pedagógicas com os bebês. 2018. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15438 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Bebês | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Reflexões acerca das práticas pedagógicas com os bebês | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho discute acerca das práticas pedagógicas com os bebês na Educação
Infantil. A relação entre cuidar e educar é indissociável e é importante analisarmos
as necessidades dos bebês nesta faixa etária, bem como, quais as possibilidades de
ação/mediação pedagógica nesta relação. Com isso, busco responder o seguinte
questionamento: De que forma são organizadas as práticas pedagógicas com os
bebês na Educação Infantil? Para isso, o objetivo geral é investigar as práticas
pedagógicas com os bebês na Educação Infantil. E os objetivos específicos são:
compreender como são entendidas e desenvolvidas as práticas pedagógicas com os
bebês; e conhecer os diferentes tempos e espaços organizados para os bebês na
Escola de Educação Infantil. A pesquisa realizada compôs uma abordagem
qualitativa com um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil da rede
pública do Município de Santa Maria – RS, com foco na educação das crianças de 0
a 2 anos de idade. Como instrumentos metodológicos foram utilizados: a entrevista
semiestruturada com a professora dos bebês, a observação junto ao cotidiano dos
bebês, o diário de campo da pesquisadora e registros fotográficos e audiovisuais.
Como resultados, concluiu-se que o espaço pedagógico deve ser estimulante e
estruturado para os bebês, para que possibilite interações e relações de forma a
potencializar a aprendizagem infantil. Ressalto também a importância do papel da
professora ao respeitar as especificidades dos bebês reconhecendo-os como seres
potentes e respeitando seu protagonismo no planejamento. Além disso, entende-se
que é importante ampliar os espaços de exploração dos bebês para além da sala,
possibilitando também a interação com outras crianças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |