Identificação e levantamento da presença dos dispositivos de iluminação e sinalização para tráfego, em tratores agrícolas
Resumo
O objetivo principal deste trabalho foi realizar a identificação e o levantamento quanto à presença dos dispositivos de iluminação e sinalização para tráfego, em tratores de agrícolas de pneus, novos, com a finalidade de verificar o nível de conformidade apresentado pelas empresas fabricantes. Para isso, foi utilizado como parâmetro o Código de Trânsito Brasileiro (2014), a NR12 (2010) e a NR31 (2013) para determinar os itens obrigatórios e a norma ISO 16154 (2005) na interpretação dos requisitos técnicos aplicáveis. A pesquisa foi realizada através de visitas técnicas às concessionárias de máquinas agrícolas da região central do Rio Grande do Sul, por meio de uma amostragem de 50 tratores agrícolas, fabricados no ano de 2017, os quais representam 21% do total de modelos disponíveis no país. Foi empregado o registro fotográfico, a inspeção visual, o acionamento e a medição para verificar a conformidade com os parâmetros determinados. Os dados obtidos foram tabulados e as informações acerca de cada modelo avaliado compuseram o coeficiente de iluminação e sinalização para tráfego (CIST), que possibilitou a comparação entre modelos de tratores por faixa de potência e por marca. Os principais resultados não indicaram a conformidade total dos tratores agrícolas com a Resolução CONTRAN N°454 (2013), NR12 (2010) e NR31 (2013). O CIST médio foi de 0,847 e os itens que contribuíram para os valores baixos foram o retrorrefletor lateral, a luz de marcha à ré, a luz de posição dianteira, o retrorrefletor traseiro e a luz de posição traseira. Em complemento, demonstram que não é seguido uma padronização em relação ao atendimento das normas técnicas, tanto entre os modelos da mesma empresa fabricante, como entre as faixas de potência. A aderência média à Norma ISO 16154 (2005) foi de 85%. Concluiu-se ainda, nas condições em que foram realizadas as avaliações, que a faixa de potência II, referentes a tratores médios, apresentou o maior valor médio e a melhor homogeneidade do CIST entre os modelos analisados e a marca E oferece uma proporção maior de modelos com a classificação muito alta e alta, se destacando em relação às demais marcas. Por fim, o método de cálculo do CIST se mostrou eficiente na avaliação da conformidade quanto a presença dos dispositivos de iluminação e sinalização para tráfego, em tratores agrícolas.
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