dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Padilha, Aline Supptitz | |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T11:28:39Z | |
dc.date.available | 2019-01-28T11:28:39Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15455 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this monograph was to demonstrate the importance of democratic management in school and how the family can collaborate, participating in this management and making possible the exercise of citizenship and democracy. It seeks to emphasize and understand how democratic school management has been idealized by legislation and by different authors, understanding how it is effective in the school environment. In this sense the guiding question was "How important is family participation in democratic school management?". Checking through bibliographic research to what extent the family influences democratic management, as well as the exchange of experiences, dialogue and the union of family and school, can result in a more meaningful learning and how the school can provide this link. This monograph made it possible to understand that the professionals who assume the role of managers in an educational institution, besides taking on new challenges, must be committed to the responsibilities in search of citizenship with attitudes to provide the family with a school with democratic principles. The management defended here seeks the full exercise of the citizenship of the whole school community, seeking to form fair, egalitarian, critical, thinking and human citizens. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | A importância da participação da família na gestão escolar democrática | por |
dc.title.alternative | The importance of family participation in democratic school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia teve por objetivo demonstrar a importância da gestão democrática na escola e como a família pode colaborar, participando dessa gestão e possibilitando o exercício da cidadania e da democracia. Procura-se ressaltar e compreender como a gestão escolar democrática vem sendo idealizada pela legislação e por diferentes autores, entendendo como se efetiva no ambiente escolar. Nesse sentido a pergunta orientadora foi “Qual a importância da participação da família na gestão escolar democrática?”. Verificando por meio de pesquisa bibliográfica até que ponto a família influencia na gestão democrática, assim como a troca de experiências, o diálogo e a união da família e da escola, podem resultar em uma aprendizagem mais significativa e como a escola pode proporcionar este vínculo. Esta monografia possibilitou entender que os profissionais que assumem o papel de gestores em uma instituição de ensino, além de assumir novos desafios precisam estar comprometidos com as responsabilidades em busca da cidadania com atitudes para proporcionar a família uma escola com princípios democráticos. A gestão aqui defendida busca o pleno exercício da cidadania de toda a comunidade escolar, buscando formar cidadãos justos, igualitários, críticos, pensantes e humanos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |