dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Fonseca, Cristiane Gazola Santos da | |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T13:41:47Z | |
dc.date.available | 2019-01-28T13:41:47Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15461 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This study aims to verify if in the context of the gaucho education, the government proposals have managed to overcome the logic of the classification evaluation. To clarify this question, through the methodology of case study, this research brings a brief survey of basic concepts of evaluation as to its function and a concept of Emancipatory Assessment, as stated in Brazilian legislation and its practical applications. Also important is documentary research to establish a history of government policies regarding the evaluation of school results and an account of the challenges of school management in the context of political alternation in the State of Rio Grande do Sul. Results point out that the discontinuity in the public policies of the state education network has generated uncertainties and has not contributed to the implementation of an emancipatory evaluation process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação somativa | por |
dc.subject | Avaliação formativa | por |
dc.subject | Legislação educacional | por |
dc.subject | Summative evaluation | eng |
dc.subject | Formative assessment | eng |
dc.subject | Educational legislation | eng |
dc.title | Os desafios da gestão escolar no contexto da avaliação da rede pública estadual do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | The challenges faced by school management in the context of a school of the public state education network of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo verificar se no contexto da educação gaúcha, as propostas de governo têm conseguido superar a lógica da avaliação classificatória. Para clarear esta questão, através da metodologia de estudo de caso, esta pesquisa traz um breve apanhado de conceitos básicos de avaliação quanto a sua função e uma conceituação de Avaliação Emancipatória, como consta na legislação brasileira e suas aplicações práticas. Se faz importante também, uma pesquisa documental para estabelecer um histórico das políticas de governo, no que diz respeito a avaliação dos resultados escolares e ainda um relato sobre os desafios da gestão escolar no contexto de alternância política do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a descontinuidade nas políticas públicas da rede estadual de ensino, tem gerado incertezas e não tem contribuído para implementação de um processo de Avaliação Emancipatória. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |