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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorFonseca, Cristiane Gazola Santos da
dc.date.accessioned2019-01-28T13:41:47Z
dc.date.available2019-01-28T13:41:47Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15461
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study aims to verify if in the context of the gaucho education, the government proposals have managed to overcome the logic of the classification evaluation. To clarify this question, through the methodology of case study, this research brings a brief survey of basic concepts of evaluation as to its function and a concept of Emancipatory Assessment, as stated in Brazilian legislation and its practical applications. Also important is documentary research to establish a history of government policies regarding the evaluation of school results and an account of the challenges of school management in the context of political alternation in the State of Rio Grande do Sul. Results point out that the discontinuity in the public policies of the state education network has generated uncertainties and has not contributed to the implementation of an emancipatory evaluation process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação somativapor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectLegislação educacionalpor
dc.subjectSummative evaluationeng
dc.subjectFormative assessmenteng
dc.subjectEducational legislationeng
dc.titleOs desafios da gestão escolar no contexto da avaliação da rede pública estadual do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeThe challenges faced by school management in the context of a school of the public state education network of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo verificar se no contexto da educação gaúcha, as propostas de governo têm conseguido superar a lógica da avaliação classificatória. Para clarear esta questão, através da metodologia de estudo de caso, esta pesquisa traz um breve apanhado de conceitos básicos de avaliação quanto a sua função e uma conceituação de Avaliação Emancipatória, como consta na legislação brasileira e suas aplicações práticas. Se faz importante também, uma pesquisa documental para estabelecer um histórico das políticas de governo, no que diz respeito a avaliação dos resultados escolares e ainda um relato sobre os desafios da gestão escolar no contexto de alternância política do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a descontinuidade nas políticas públicas da rede estadual de ensino, tem gerado incertezas e não tem contribuído para implementação de um processo de Avaliação Emancipatória.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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