Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Pâmela Franco
dc.creatorMartins, Mirian Rathke dos Santos
dc.date.accessioned2019-01-29T11:02:53Z
dc.date.available2019-01-29T11:02:53Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15468
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018por
dc.description.abstractThe paperwork presents as subject the democratic management at school. Sought to investigate the estrategies used for a real and permanent development of democratic management. The adopted methodology includes the collection of information, characterizing a Qualitative Research, with literature review related to pre-defined topics, as well as the questionnaires applied to the management team, teachers, assistants of Child Education and the employees of two schools from the municipality of Cerro Branco/RS, Municipal School for Child Education and Municipal School of Basic Education. It was possible to verify that, in the management of the observed schools, despite the existence of divergences, the democratization happens, however it can still improve. There is active participation of involved people ans respect for the particularities of the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectParticipative managementeng
dc.subjectDemocratizationeng
dc.subjectDirectoreng
dc.titleComo a gestão democrática acontece na escolapor
dc.title.alternativeHow democratic management happens at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho apresenta como tema a gestão democrática na escola. Buscou-se investigar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento real e permanente de uma gestão democrática. A metodologia adotada engloba levantamento de informações, caracterizando assim uma Pesquisa Qualitativa, com revisão bibliográfica sobre os temas pré-definidos, além de aplicação de questionários à equipe diretiva, professores, atendentes de Educação Infantil e funcionários de duas escolas do município de Cerro Branco/RS, Escola Municipal de Educação Infantil e Escola Municipal de Educação Básica. Foi possível constatar que, na gestão das escolas observadas, apesar da existência de divergências, a democratização acontece de fato, porém ainda pode melhorar. Há participação ativa dos envolvidos e respeito às particularidades da comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto