dc.contributor.advisor | Parigi, Camila da Rosa | |
dc.creator | Lucas, Roberta Solange Maciel | |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T11:48:38Z | |
dc.date.available | 2019-01-29T11:48:38Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15470 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research aims to investigate and understand the actions that school management promotes in order to continue the studies for students of Youth and Adult Education in the city of Sant'Ana do Livramento - RS. In this perspective, the development of this theme in its general context shows the approximation between democratic school management and the education of youths and adults, even through the conquest of their space in public policies and legislation such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (1996) and the Federal Constitution (1988). This work is based on authors such as: Luck (2012), Libaneo (1990) and Freire (1987) to discuss educational management and Fávero (2009), Haddad (2007), to address the educational context of Youth and Adults. The research was carried out through a qualitative approach, of the case study type and through a semi-structured interview. Through this research the importance of pedagogical actions that value the students of the education of Young and Adults, as well as of study movements, promoted by the management, to know the necessities and perspectives of the life of the students was evidenced. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Youth and adult education | eng |
dc.subject | Diversity | eng |
dc.title | O papel da gestão escolar na educação de jovens e adultos das escolas municipais de Santana do Livramento | por |
dc.title.alternative | The role of school management in the education of young people and adults of the municipal schools of Santana do Livramento | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa tem por objetivo investigar e Compreender quais as ações que gestão escolar promove visando a continuidade dos estudos para estudantes da Educação de Jovens e Adultos NA cidade de Sant´Ana do Livramento - RS. Nessa perspectiva, o desenvolvimento dessa temática em seu contexto geral, mostra a aproximação existente entre a gestão escolar democrática e a educação de jovens e adultos, até mesmo mediante a conquista de seu espaço nas políticas públicas e nas legislações como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Constituição Federal (1988). Epistemologicamente este trabalho está fundamentado em autores como: Luck (2012), Libâneo (1990) e Freire (1987) para discutir a gestão educacional e FÀVERO (2009), Haddad (2007), para abordar o contexto educativo modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa concretizou-se a partir de um enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso e por meio de entrevista semiestruturada. Através dessa pesquisa evidenciou-se a importância de ações pedagógicas que valorizem os estudantes da educação de Jovens e Adultos, bem como de movimentos de estudos, promovidos pela gestão, para conhecer as necessidades e perspectivas de vida dos estudantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |