Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorInácio, Michele Chaves
dc.date.accessioned2019-01-30T11:33:25Z
dc.date.available2019-01-30T11:33:25Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15486
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research presents a study about the importance of continuing education for school administrators and the benefits that it can bring in the day to day exercise of their practice. It was also sought to obtain theoretical knowledge about school management and its relationship with practice, to conceptualize democratic management and to understand the school management historically, as well as how it was constituted in the brazilian public schools, and to reflect on the relevance of continuing education for the school manager. Since the implementation of the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of Education, a new manager profile is pointed out. Established as one of the main assignments of this manager, the implementation of democratic management allows the school community to participate and have a voice in the management of the public school. Faced with such a challenge, a continued and permanent training is given. This way, through the bibliographic study and qualitative research, based on the theoretical reference of important authors such as: Heloísa Luck, Gadotti, Libâneo, theoretical subsidies that reinforce the importance of the continuous training for the manager were reached. This study brought as example the study group "A shared listening", which occurred during the year of 2018 in the city of Canoas, bringing greater professional qualification to the practice of the directors of the Municipal Schools of Early Childhood Education. Through this study, it was concluded that the continuous and systemic training of school managers is extremely relevant to qualify the pedagogical work carried out in public schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.titleA formação continuada dos gestores escolares sob a pespectiva da gestão democráticapor
dc.title.alternativeSchool administrators continued formations under democratic administration's perspectiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre a importância da formação continuada para os gestores escolares e os benefícios que a mesma pode trazer no dia a dia do exercício da sua prática. Buscou-se também verificar conhecimentos teóricos sobre gestão escolar e sua relação com a prática, conceituar gestão democrática e compreender historicamente a Gestão Escolar, bem como a mesma se constituiu nas escolas públicas brasileiras, e refletir sobre a relevância da formação continuada para o gestor escolar. A partir da efetivação da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, um novo perfil de gestor é apontado. Estabelecida como uma das principais atribuições desse gestor, a implementação da gestão democrática permite que a comunidade escolar participe e tenha voz na gestão da escola pública. Diante de tamanho desafio, se faz necessário uma formação contínua e permanente. Dessa forma, através de estudo bibliográfico e pesquisa qualitativa, baseando-se no referencial teórico de autores importantes como Heloísa Luck(2009), Gadotti(1994), Libâneo(2001), foram apontados subsídios teóricos que reforçam a importância da formação continuada para o gestor. Esse estudo trouxe como exemplo o grupo de estudos “Uma escuta compartilhada”, que ocorreu ao longo do ano de 2018 no município de Canoas, trazendo maior qualificação profissional à prática das diretoras das Escolas Municipais de Educação Infantil. Através desse estudo, concluiu-se que a formação continuada e sistêmica dos gestores escolares é extremamente relevante para qualificar o trabalho pedagógico realizado nas escolas públicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto