dc.contributor.advisor | Leão, Débora Ortiz de | |
dc.creator | Inácio, Michele Chaves | |
dc.date.accessioned | 2019-01-30T11:33:25Z | |
dc.date.available | 2019-01-30T11:33:25Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15486 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research presents a study about the importance of continuing education for
school administrators and the benefits that it can bring in the day to day exercise of
their practice. It was also sought to obtain theoretical knowledge about school
management and its relationship with practice, to conceptualize democratic
management and to understand the school management historically, as well as how
it was constituted in the brazilian public schools, and to reflect on the relevance of
continuing education for the school manager. Since the implementation of the
Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of Education, a new
manager profile is pointed out. Established as one of the main assignments of this
manager, the implementation of democratic management allows the school
community to participate and have a voice in the management of the public school.
Faced with such a challenge, a continued and permanent training is given. This way,
through the bibliographic study and qualitative research, based on the theoretical
reference of important authors such as: Heloísa Luck, Gadotti, Libâneo, theoretical
subsidies that reinforce the importance of the continuous training for the manager
were reached. This study brought as example the study group "A shared listening",
which occurred during the year of 2018 in the city of Canoas, bringing greater
professional qualification to the practice of the directors of the Municipal Schools of
Early Childhood Education. Through this study, it was concluded that the continuous
and systemic training of school managers is extremely relevant to qualify the
pedagogical work carried out in public schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.title | A formação continuada dos gestores escolares sob a pespectiva da gestão democrática | por |
dc.title.alternative | School administrators continued formations under democratic administration's perspective | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre a importância da formação continuada
para os gestores escolares e os benefícios que a mesma pode trazer no dia a dia do
exercício da sua prática. Buscou-se também verificar conhecimentos teóricos sobre
gestão escolar e sua relação com a prática, conceituar gestão democrática e
compreender historicamente a Gestão Escolar, bem como a mesma se constituiu
nas escolas públicas brasileiras, e refletir sobre a relevância da formação continuada
para o gestor escolar. A partir da efetivação da Constituição Federal e da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação, um novo perfil de gestor é apontado. Estabelecida
como uma das principais atribuições desse gestor, a implementação da gestão
democrática permite que a comunidade escolar participe e tenha voz na gestão da
escola pública. Diante de tamanho desafio, se faz necessário uma formação
contínua e permanente. Dessa forma, através de estudo bibliográfico e pesquisa
qualitativa, baseando-se no referencial teórico de autores importantes como Heloísa
Luck(2009), Gadotti(1994), Libâneo(2001), foram apontados subsídios teóricos que
reforçam a importância da formação continuada para o gestor. Esse estudo trouxe
como exemplo o grupo de estudos “Uma escuta compartilhada”, que ocorreu ao
longo do ano de 2018 no município de Canoas, trazendo maior qualificação
profissional à prática das diretoras das Escolas Municipais de Educação Infantil.
Através desse estudo, concluiu-se que a formação continuada e sistêmica dos
gestores escolares é extremamente relevante para qualificar o trabalho pedagógico
realizado nas escolas públicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |