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dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorSchneid, Fernanda Levien
dc.date.accessioned2019-01-30T11:59:44Z
dc.date.available2019-01-30T11:59:44Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15487
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research aimed to understand the actions that a Parent-teacher association of a nursery school in the city of Novo Hamburgo/RS, consolidates, contributing to the effective participation of democratic management, considering its characteristics and challenges of its context.The theoretical framework was based on studies by Libâneo (2012) and Lück (2006, 2013), as well as in educational policies in force. The qualitative-quantitative research methodology was used, through a case study. The instruments used for data collection were a semi-structured interview with the school's management team, a questionnaire with teachers, staff and parentsoftheParent-teacherassociation, observationof a meeting oftheParent-teacherassociation, as well as documentary analysis of the Political Project Pedagogical of the institution and the StatuteoftheParent-teacherassociation. From the theoretical and methodological contribution, the questions that emerged from the data were analyzed, which showed that school management is being carried out within the principles of democracy and that there are spaces and moments for all to participate in decision-making. It was noticedthattheParent-teacherAssociationis a democraticmechanism of the school and that has contributed to the qualification of the spaces offered to the children and in the development of the pedagogical proposal, however, it was pointed out that the low participation of all the segments harms a effective democratic work, becoming a challenge for the management team to promote the engagement of all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAssociação de pais e mestrespor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democrática participativapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectParent-teacher associationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectParticipatory democratic managementeng
dc.titleAssociação de pais e mestres de escola de educação infantil: ações e desafios para efetivação da gestão democrática participativapor
dc.title.alternativeParent-teacher association of nursery school: actions and challenges for effectiveness of participatory democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou compreender quais as ações que uma Associação de Pais e Mestres de escola de educação infantil, da cidade de Novo Hamburgo/RS, consolida, contribuindo para a efetivação da gestão democrática participativa, considerando suas características e desafios de seu contexto. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Libâneo (2012) e Lück (2006; 2013), assim como nas políticas educacionais vigentes. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa-quantitativa, através da realização de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevista semiestruturada com a equipe diretiva da escola, questionário com professores, funcionários e pais da Associação de Pais e Mestres, observação de uma reunião da Associação de Pais e Mestres, além de análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição e do Estatuto da Associação de Pais e Mestres. A partir do aporte teórico e metodológico, analisou-se as questões que emergiram dos dados, os quais evidenciaram que a gestão escolar está sendo realizada dentro dos princípios da democracia e que existem espaços e momentos para que todos possam participar das tomadas de decisões. Percebeu-se que a Associação de Pais e Mestres é um mecanismo democrático da escola e que vem contribuindo com a qualificação dos espaços ofertados às crianças e no desenvolvimento da proposta pedagógica, contudo, apontou-se que a baixa participação de todos os segmentos prejudica um trabalho democrático efetivo, tornando-se um desafio para a equipe gestora promover o engajamento de todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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