A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes
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2018-03-13Metadatos
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Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, partiu do seguinte problema de pesquisa: De que modo a produção audiovisual no espaço escolar possibilita processos de autoria e coautoria dos estudantes, por meio das tecnologias educacionais em rede? O estudo teve como objetivo geral, compreender de que modo as produções audiovisuais, por meio das tecnologias educacionais em rede, promovem processos de autoria e coautoria dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente, buscou-se: 1) analisar o uso das tecnologias educacionais em rede para a aprendizagem dos estudantes no ensino fundamental; 2) verificar a autoria e coautoria dos estudantes, por meio da produção audiovisual na escola; 3) apontar de que forma a aprendizagem mediada pelo uso das tecnologias educacionais em rede, potencializa uma aprendizagem que parte da autoria e coautoria dos estudantes. Resultante disso, o produto do mestrado consiste em uma coletânea de vídeos que, a partir do uso das tecnologias educacionais em rede no ensino fundamental, promoveu processos de autoria e coautoria dos estudantes. O referencial teórico traz informações relacionadas às tecnologias educacionais em rede, à produção audiovisual no espaço escolar e à autoria e coautoria dos estudantes. A metodologia proposta foi um estudo exploratório, qualitativo, seguindo o delineamento de pesquisa ação. A observação participante e o questionário de autoavaliação foram adotados como instrumentos de produção de dados neste estudo, que teve como público-alvo, oito estudantes do quinto ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida por meio de propostas pedagógicas entrelaçadas às tecnologias educacionais em rede, especialmente, a produção audiovisual. O delineamento adotado considera que há uma flexibilidade no que tange a ação dos pesquisadores e do grupo pesquisado, nos mais diversos momentos da pesquisa. Desse modo, o estudo foi organizado em ciclos, cada um com as etapas de planejar, atuar, observar e refletir sobre o processo, sucessivamente, propondo novas ações a partir da reflexão do ciclo anterior. A análise de conteúdo foi adotada para a interpretação dos dados, apontando a existência de quatro categorias de análise, quais sejam: tecnologias educacionais em rede; autoria e coautoria; produção audiovisual na escola e aprendizagem/desaprendizagem. Como resultado, os estudantes mostraram-se autores e coautores de seu processo de aprendizagem, a partir do processo de criação de produções audiovisuais.
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