dc.contributor.advisor | Dias, Adriele Delgado | |
dc.creator | Pereira, Liane Maria Ortiz | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T10:30:09Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T10:30:09Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15506 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work aims to understand the importance of the family in the actions and decisions of the school, aiming at a democratic management. The specific objectives are: to verify how the participation of the families occurs within the school, to identify the actions carried out in family / school partnership and to discuss the relevance of a democratic management. Our research was carried out at the State Polyvalent Institute, in the city of Soledade / RS. The research problem is: How does the family participate in the actions and decisions of the school facing a democratic management? The importance of the family in the democratic management of the school is the object of the present research. For that, the methodology used was field research, conducted through interviews with seven parents of students, containing six questions, whose answers were subjective. The results show that parents recognize the importance of school management, knowing the importance of their participation in the school environment, which occurs in meetings, activities other than school and when they are called to a conversation. In addition, we identified that these parents consider it important to have democratic management in the school and to have their voice active in the educational process. Thus, we conclude that the participation of the family in the democratic management of the school is a learning process for both the family and the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Parents | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | A importância da família na gestão democrática da escola | por |
dc.title.alternative | The importance of family participation in democratic school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo de compreender a importância da família nas ações e decisões da escola, visando uma gestão democrática. Os objetivos específicos são: verificar como ocorre a participação das famílias dentro da escola, identificar as ações realizadas em parceria família/escola e discutir a relevância de uma gestão democrática. Nossa pesquisa foi realizada no Instituto Estadual Polivalente, no município de Soledade/RS. O problema de pesquisa é: Como a família participa das ações e decisões da escola frente a uma gestão democrática? A importância da família na gestão democrática da escola é o objeto da presente pesquisa. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas feitas com sete pais de alunos, contendo seis questões, cujas respostas foram subjetivas. Os resultados denotam que os pais reconhecem a importância da gestão da escola, sabendo a importância de sua participação no ambiente escolar, que se dá em reuniões, atividades diversas da escola e quando são chamados para uma conversa. Além disso, identificamos que estes pais consideram importante a existência de uma gestão democrática na escola e de terem sua voz ativa no processo educativo. Sendo assim, concluímos que a participação da família na gestão democrática da escola é um aprendizado tanto para a família como para a escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |