dc.contributor.advisor | Oliveira, Glaucimara Pires | |
dc.creator | Marcelino, Salete Silveira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T13:08:52Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T13:08:52Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15515 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate the importance of affectivity in the teaching-learning
process of children with intellectual disabilities in school. For this, a bibliographical research
was done on the studies developed by Henri Wallon, in order to elucidate questions
concerning the affectivity for the author and how this implies the educational processes. As a
result, we have that affectivity is the conjunctionof the organic and the social and that it does
not exist without the medium, which is understood within the dimension of human relations.
With this, the school should be a means in which the student finds incentives for its
development, just as it does in society. Finally, the teaching-learning process must be
interactive, allowing the student to develop both cognitively and emotionally. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Henry wallon | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Intellectual disability | eng |
dc.subject | Affectivity | por |
dc.title | A afetividade e a aprendizagem da criança com deficiência intelectual na sua relação com o professor | por |
dc.title.alternative | The affectiveness and learning of children with intellectual desability in their relationship with the teacher | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo investigar a importância da afetividade no processo de
ensino-aprendizagem da criança com Deficiência Intelectual no âmbito escolar. Para tanto,
realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca dos estudos desenvolvidos por Henri Wallon, a
fim de elucidar questões referentes à afetividade para o autor e como esta implica os
processos educacionais. Como resultado, temos que aafetividade é a conjunção do orgânico e
do social e que ela não existe sem o meio, o qual éentendido dentro da dimensão das relações
humanas. Com isso, a escola deve se constituir como um meio em que o aluno encontre
incentivos ao seu desenvolvimento, assim como ocorre na sociedade. Por fim, o processo de
ensino-aprendizagem deve ser interativo, possibilitando que o aluno se desenvolva tanto
cognitivamente quanto afetivamente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |