dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Machado, Andressa | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T13:11:40Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T13:11:40Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15517 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | The present research is the result of the conclusion work of the Special
Education Course - Nocturnal, linked to the Education Center of the Federal
University of Santa Maria. Its main objective is to discuss issues involving teaching in
Higher Education and the process of inclusion of people with disabilities. It is possible
to perceive the large number of students with disabilities arriving at Higher Education,
with this, it is approached this subject giving focus to the teachers and how they lead
this process of inclusion, according to the specifics of each academic. In this sense,
the role of teaching with great potential for the improvement and autonomy of the
academic is then placed. According to Fernandes and Almeida (2007), the inclusion
of students with disabilities in Higher Education goes far beyond facilitating their entry
through job reservation policies. The university should create conditions for the
student to be integrated into the university environment in order to promote not only
academic success but also the psychosocial development of the student. This
involves changes and / or adaptations in various aspects by the university
community, such as adaptation of materials, physical accessibility, training of
teachers, servants and other students regarding knowledge about disabilities, among
others. The research method used was a case study. The same had a qualitative
bias, and according to Goldenberg (1997) a qualitative research was not worried
about the numerical representation, but with the deepening of the understanding of a
social group of an organization, that are Professors of the course of Occupational
Therapy of the Federal University of Santa Maria. Interviews were conducted with the
teachers to complete the inclusion process of students with disabilities. The teachers'
concern about the inclusion process is remarkable, but we still need to evolve in
order to think ahead of this cycle and not only when we have already experienced it.
Inquiries and questionings will always permeate and be part of the inclusion process.
It is everyone's responsibility to maintain understanding and a watchful eye to
becoming more confident and encouraged professionals in order to face the
challenges posed by academic experiences. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Pessoa com deficiência | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Disabled person | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | A docência e o processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior | por |
dc.title.alternative | Teaching and the inclusion process of people with disabilities in higher education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso de
Licenciatura em Educação Especial - Noturno vinculado ao Centro de Educação, da
Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral discutir questões que
envolvam a docência no Ensino Superior e o processo de inclusão de pessoas com
deficiência. Percebe-se o grande número de alunos com deficiência chegando ao
Ensino Superior, com isto, aborda-se esta temática dando foco aos professores e
como conduzem este processo de inclusão, de acordo com as especificidades de
cada acadêmico. Neste sentido coloca-se então o papel da docência de grande
potencial para o aprimoramento e autonomia do acadêmico. Segundo Fernandes e
Almeida (2007), a inclusão do estudante com deficiência no Ensino Superior vai
muito além de facilitar o seu ingresso por meio de políticas de reservas de vagas. A
universidade deve criar condições para que o estudante seja integrado ao ambiente
universitário de modo a promover não apenas sucesso acadêmico, mas também o
desenvolvimento psicossocial do estudante. Isto envolve mudanças e/ou adaptações
em variados aspectos por parte da comunidade universitária, como adaptação de
materiais, acessibilidade física, capacitação de docentes, servidores e demais
estudantes quanto ao conhecimento sobre as deficiências, entre outros. O método
de pesquisa utilizado foi um estudo de caso. O mesmo teve um viés qualitativo, e de
acordo com Goldenberg (1997) a pesquisa qualitativa não se preocupa com
representatividade numérica, mas sim, com o aprofundamento da compreensão de
um grupo social de uma organização, etc. Envolveram-se sujeitos da pesquisa
professores do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa
Maria. Realizou-se entrevistas com os professores a fim de entender o processo de
inclusão de alunos com deficiência. É notável a preocupação por parte dos
docentes, mas ainda precisamos evoluir no sentido de pensarmos antecipadamente
este ciclo e não apenas quando já tivermos vivenciando-o. Indagações e
questionamentos sempre irão permear e fazer parte do processo de inclusão, e cabe
a todos a compreensão com um olhar rebuscado para os aspectos simples do
cotidiano, para tornarmos profissionais mais seguros e encorajados que virão a
encarar os desafios proporcionados pelas suas vivencias acadêmicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |