Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorBarbosa, Vera Lúcia de Almeida
dc.date.accessioned2019-02-01T13:15:14Z
dc.date.available2019-02-01T13:15:14Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15520
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe present research is the result of a conclusion work of the Special Education course-night shift linked to the Education Center of the Federal University of Sa nta Maria (UFSM). Within the High Abilities/Giftedness, what intrigued me was knowing how the adult person builds his identity as a person with High Ability/Giftedness. The goal of this work was to understand how does the process of constructing the identity of the adult person with High Abilities/Giftedness after identification took place. The theorists who supported the study in HA/G area were Gardner (1994) and Renzulli (2014), the concept of identity was referenced by Pérez (2003) and Paludo (2014). To reach the goal a qualitative research was developed through a case study method. The technique of data collection was based on semi-structured interviews. We invited two adults, previously identified with High Abilities/Giftedness. The data were analyzed in a descriptive way and through narrative analysis considering the theory behind the research. The description of the analysis data made it possible to support the arguments presented. A thematic categories analysis was carried out, which allowed the conclusion that the student with HA/G needs specialized assistance as well as lacking literature on the subject that gives the necessary support so that his identity as HAP/G person is not a problem but a concrete perception from himself.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectAdultopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectAdulteng
dc.subjectEducação especialpor
dc.titleO aluno adulto com altas habilidades/superdotação e suas reflexões acerca da construção da sua identidadepor
dc.title.alternativeThe adult student with high abilities/giftedness and his reflections on the construction of his identityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoA presente pesquisa é resultante de um Trabalho de conclusão do curso de Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentro das Altas Habilidades/Superdotação o que me inquietou foi saber de que forma a pessoa adulta constrói sua identidade enquanto pessoa com Altas Habilidade/Superdotação. O objetivo deste trabalho constituiu-se em compreender como ocorreu o processo de construção da identidade da pessoa adulta com altas habilidades/superdotação após sua identificação. Os teóricos que subsidiaram o estudo na área de AH/SD foram Gardner (1994) e Renzulli (2014), o conceito de identidade foi referenciado por Pérez (2003) e Paludo (2014). Para atingir o objetivo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso. A técnica de coleta de dados foi baseada em entrevistas semiestruturadas. Foram convidadas duas pessoas adultas, previamente identificadas com altas Altas Habilidade/Superdotação. Os dados foram analisados de forma descritiva e por meio da análise da narrativa considerando a teoria que embasou a pesquisa. A descrição dos dados da análise possibilitou referendar os argumentos apresentados. Foi realizada a análise por categorias temáticas que permitiram concluir que o aluno com AH/SD precisa de atendimento especializado, assim como, falta literatura sobre o assunto que dê o suporte necessário para que a sua identidade de PAH/SD não seja um problema, mas, sim, uma percepção concreta de si mesmo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto