Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorMachado, Bruna Vanti
dc.date.accessioned2019-02-01T13:16:05Z
dc.date.available2019-02-01T13:16:05Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15521
dc.descriptionTCC de Graduação.por
dc.description.abstractThe present research is the result of a conclusio work of the Special Night Education Course linked to the Education Center of the Federal University of Santa Maria, developed during the year 2018. Its general objective is to understand the challenges of the children identification process with High Abilities / Giftedness indicators, enrolled in a child education class considering multi -age classes. The research was carried out on the subject with the teacher regent. As methodology, we support some authors as: Gardner (2000); Renzulli (2014); Freitas and Pérez (2012); Winner (1998); Vieira (2005); Mata (2015) and Gil (2008). As research instruments, the semistructured interview was preferred, based on a script, and the interview was recorded and performed with the teacher in charge of the class. From the analysis of the teacher's interview, three categories were organized as follows: what is known about high abitities / giftedness; indicators of early childhood education; the challenge of the AH / SD high abitities / giftedness identification process in a multi-age group. As analyzed about what the teacher knows about the student with high abitities / giftedness indicators, the lack of knowledge is still present.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectIdentificationeng
dc.titleO professor de sala de regular e o processo de identificação de altas habilidades/superdotação em uma turma de multi-idade na educação infantilpor
dc.title.alternativeRegular room teacher and identification process high abilities / giftedness in a multi-age class in child educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoA presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolvida durante o ano de 2018. Tem como objetivo geral compreender os desafios do processo de identificação de crianças com indicadores Altas Habilidades/Superdotação, matriculados em uma turma de educação infantil considerando turmas de multi-idades. Para isso foi realizada pesquisa sobre o tema com a professora regente. Como metodologia, apoiamo-nos em alguns autores como: Gardner (2000); Renzulli (2014); Freitas e Pérez (2012); Winner (1998); Vieira (2005); Mata (2015) e Gil (2008). Como instrumentos de pesquisa preferiu-se a realização da entrevista semiestruturada, que teve como base um roteiro, e a entrevista foi gravada, realizada com a professora regente da turma. A partir da análise da entrevista da professora organizou-se três categorias, destaca-se as categorias: altas habilidades/superdotação (AH/SD) o que conhece sobre esse assunto; como percebe indicadores de precocidade na educação infantil; o desafio do processo de identificação de AH/SD em uma turma de multi -idades. Conforme o que foi analisado sobre o que a professora conhece sobre o aluno com indicadores de AHSD, o pouco conhecimento ainda é existente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto