dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Machado, Bruna Vanti | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T13:16:05Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T13:16:05Z | |
dc.date.issued | 2018-12-11 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15521 | |
dc.description | TCC de Graduação. | por |
dc.description.abstract | The present research is the result of a conclusio work of the Special Night
Education Course linked to the Education Center of the Federal University of
Santa Maria, developed during the year 2018. Its general objective is to
understand the challenges of the children identification process with High Abilities
/ Giftedness indicators, enrolled in a child education class considering multi -age
classes. The research was carried out on the subject with the teacher regent. As
methodology, we support some authors as: Gardner (2000); Renzulli (2014);
Freitas and Pérez (2012); Winner (1998); Vieira (2005); Mata (2015) and Gil
(2008). As research instruments, the semistructured interview was preferred,
based on a script, and the interview was recorded and performed with the teacher
in charge of the class. From the analysis of the teacher's interview, three
categories were organized as follows: what is known about high abitities /
giftedness; indicators of early childhood education; the challenge of the AH / SD
high abitities / giftedness identification process in a multi-age group. As analyzed
about what the teacher knows about the student with high abitities / giftedness
indicators, the lack of knowledge is still present. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Identificação | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.subject | Identification | eng |
dc.title | O professor de sala de regular e o processo de identificação de altas habilidades/superdotação em uma turma de multi-idade na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Regular room teacher and identification process high abilities / giftedness in a multi-age class in child education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso em Educação Especial
Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria,
desenvolvida durante o ano de 2018. Tem como objetivo geral compreender os desafios do
processo de identificação de crianças com indicadores Altas Habilidades/Superdotação,
matriculados em uma turma de educação infantil considerando turmas de multi-idades. Para isso
foi realizada pesquisa sobre o tema com a professora regente. Como metodologia, apoiamo-nos
em alguns autores como: Gardner (2000); Renzulli (2014); Freitas e Pérez (2012); Winner (1998);
Vieira (2005); Mata (2015) e Gil (2008). Como instrumentos de pesquisa preferiu-se a realização
da entrevista semiestruturada, que teve como base um roteiro, e a entrevista foi gravada,
realizada com a professora regente da turma. A partir da análise da entrevista da professora
organizou-se três categorias, destaca-se as categorias: altas habilidades/superdotação (AH/SD)
o que conhece sobre esse assunto; como percebe indicadores de precocidade na educação
infantil; o desafio do processo de identificação de AH/SD em uma turma de multi -idades.
Conforme o que foi analisado sobre o que a professora conhece sobre o aluno com indicadores
de AHSD, o pouco conhecimento ainda é existente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |